Inglês Alan Turing será a efígie da nova cédula de 50 libras
Jovem do interior de São Paulo constrói biblioteca dedicada à literatura de cordel
15/07/2019
Hotel russo aceita conhecimento como forma de pagamento da hospedagem
17/07/2019

Inglês Alan Turing será a efígie da nova cédula de 50 libras

A principal sensação da internet nos últimos dias é o aplicativo para smartphones que envelhece o rosto das pessoas a partir de uma foto. Esta ferramenta e outras do tipo, bem como os próprios celulares e computadores, por exemplo, só são possíveis graças ao empenho da personalidade homenageada na nova efígie da nota de 50 libras, anunciada no último dia 15 de julho pelo Banco da Inglaterra. O matemático inglês Alan Turing terá o seu rosto estampado na cédula a partir de 2021.

Considerado o pai da ciência da computação, Alan Turing nasceu na região central de Londres, em 1912. Seu boletim escolar, divulgado recentemente, mostra que não era tão bom aluno, no entanto, sua genialidade se desenvolveu no momento em que a humanidade mais precisou. Durante a II Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, o matemático inglês foi o responsável por decifrar os códigos utilizados pelo governo alemão e ajudou os aliados a interceptar mensagens e a traçarem estratégias contra o eixo. Sua contribuição, dizem especialistas, abreviou em dois anos o conflito e salvou milhares de vidas.

A escolha de Turing como a nova efígie da cédula de 50 libras não foi tão rápida. Segundo o comunicado emitido pelo Banco da Inglaterra, o nome do matemático apareceu após a entidade decidir que a nota seria usada para homenagear a pesquisa científica do país. Após um longo processo que envolveu consulta pública e uma pesquisa entre um grande grupo de cientistas, seu nome foi uma das 989 personalidades pré-definidas. Uma seleção com os 12 mais votados foi realizada, e Alan foi o escolhido. Nomes como o de Stephen Hawking, Ada Lovelace e Charles Babbage também concorriam.

O gênio inglês aparecerá nas cédulas de 50 libras a partir do final de 2021, quando a nova versão da moeda britânica entrará em circulação oficialmente. Além de Turing, Winston Churchill, Jane Austen e JMW Turner aparecerão nas novas notas de 5, 10 e 20 libras, respectivamente.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by