Inteligência artificial cria músicas cantadas por artistas de outros estilos
Italiana ganha obra de Picasso avaliada em mais de 1 milhão de euros em rifa
25/05/2020
Em quarentena, pesquisadores encontram construções históricas na Inglaterra
27/05/2020

Inteligência artificial cria músicas cantadas por artistas de outros estilos

O que você acha de uma canção de Ella Fitzgerald, ícone do jazz dos anos de 1950, interpretada pela cantora pop Céline Dion? Ou então Frank Sinatra, um dos maiores artistas de todos os tempos, cantando uma das músicas mais famosas de Britney Spears? Tudo isso parece impensável, menos para a tecnologia. A empresa de inteligência artificial OpenAI lançou uma ferramenta chamada Jukebox, que conta com dados de mais de 9 mil bandas e músicos, permitindo mesclar músicas e cantores e criar sons originais.

A empresa de inteligência artificial OpenAI lançou uma ferramenta chamada Jukebox, que conta com dados de mais de 9 mil bandas e músicos, permitindo mesclar músicas e cantores e criar sons originais.

Para divulgar seu novo produto, a empresa de inteligência artificial divulgou uma lista de músicas criadas a partir de seu lançamento. É possível escolher uma faixa e reproduzi-la em um novo gênero ou com outro artista, por exemplo. O site da OpenIA diz que os “modelos precisam aprender a lidar com alta diversidade, bem como a estrutura de longo alcance, e o domínio do áudio bruto é particularmente implacável quanto a erros em curto, médio ou longo prazo”.

Com a análise da ferramenta criada pela OpenAI, o site de tecnologia norte-americano Futurism solicitou aos músicos CJ Carr e Zack Zukowski, que também trabalham com ciência da computação e inteligência artificial, que desenvolvessem uma ferramenta semelhante à anunciada e que criassem uma nova canção: Frank Sinatra deveria cantar a música “Toxic”, de Britney Spears. Em entrevista, Zukowski disse que “no momento, há muita criatividade para explorar com a Jukebox”. Veja o resultado no vídeo abaixo.

O uso de inteligência artificial para criar novas músicas com a voz de outros artistas ainda é discutido por cientistas e especialistas de direitos autorais no tocante à propriedade autoral do novo som, aos créditos pela criação e à possibilidade de veiculação da nova música em canais de reprodução. Enquanto não sabemos o que acontecerá a este respeito, podemos curtir algumas faixas liberadas pela OpenAI no Jukebox.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?