Italiano cria biblioteca itinerante que leva livros para crianças de cidades distantes
Maior arranha-céu de madeira do mundo é inaugurado na Noruega
18 de abril de 2019
Projeto cria reproduções em 3D de museus e monumentos ao redor do mundo
23 de abril de 2019

Italiano cria biblioteca itinerante que leva livros para crianças de cidades distantes

Quem vê o pequeno carrinho azul de três rodas passando por algumas cidades da Itália com crianças correndo atrás imagina que a distribuição de doces está para começar. Mas não é essa a função de Antonio La Cava. O professor primário aposentado criou uma biblioteca móvel itinerante que circula pelas aldeias mais remotas de seu país com o objetivo de espalhar o hábito da leitura entre a geração mais nova.

Batizado como Bibliomotocarro, o veículo é uma motocicleta tipicamente italiana, daquelas que vemos em filmes. Um modelo Ape de segunda mão da fabricante Piaggio, adaptado por La Cava em 2003 para carregar até 700 livros. O automóvel tem também um pequeno cinema em seu interior que exibe filmes e documentários infantis em uma TV. Todos os meses, o aposentado viaja mais de 500 quilômetros para cumprir sua missão de levar cultura, sem receber nenhum centavo por isso.

A Bibliomotocarro já recebeu algumas distinções do governo italiano, que La Cava faz questão de divulgar na carroceria do automóvel. A Medalha de Honra do Presidente da República, o Prêmio Nacional do Ministério do Patrimônio Cultural e o Prêmio Simpatia Campidoglio Roma são alguns deles. Em entrevista para o portal Zooppa, o idealizador diz que sempre pensou “que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola”. O projeto tem até um site oficial.

Já em entrevista à BBC britânica, o italiano diz que “estava muito preocupado em envelhecer num país de não leitores” e que “sem um livro, muitas vezes a criança está sozinha”. Preocupado com o futuro dos jovens do país, o professor sabe da importância de espalhar a alegria da literatura ao maior número de crianças possível. O objetivo da Bibliomotocarro é passar uma mensagem de que a cultura é feita para todos.