Italianos cantam nas janelas de casa durante quarentena por novo coronavírus
Conheça o escritor brasileiro que criou uma persona árabe para suas obras
13/03/2020
Países fecham fronteiras para evitar o aumento de casos do novo coronavírus
17/03/2020

Italianos cantam nas janelas de casa durante quarentena por novo coronavírus

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem deixado muitas pessoas isoladas em casa em quarentena. A China – país onde o COVID-19 foi identificado – já registra casos com menos frequência, mas os números ainda são elevados. Na Europa, a Itália vive o auge da circulação do vírus, obrigando a população a ficar isolada em quarentena em suas casas. Mesmo com a preocupação com a propagação do vírus, os italianos não perdem a oportunidade de mostrar ao mundo sua alegria característica, ficando nas janelas dos apartamentos enquanto cantam e tocam instrumentos musicais para driblar a monotonia do isolamento forçado.

Vídeos quem circulam pelas redes mostram diversas cidades italianas que tiveram suas ruas esvaziadas pela epidemia do novo coronavírus. Das janelas de suas casas e apartamentos, a população canta, dança e toca instrumentos musicais para que as relações interpessoais continuem, mesmo a distância e em segurança, para que ninguém se sinta sozinho; cantam o hino nacional italiano, músicas locais como Bella ciao (provavelmente composta no final do século XIX – informação irrelevante no contexto da notícia) e até clássicos do rock mundial. Quem não pode ajudar com som, colabora com animação, dançando ou tremulando a bandeira do país. Veja abaixo.

Entenda o que está acontecendo

O COVID-19, popularmente conhecido como novo coronavírus, teve os primeiros casos identificados na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China, ainda em 2019. A doença, altamente infecciosa, começou como um surto local e logo se espalhou para outras localidades chinesas, transformando-se em uma epidemia. Com o fluxo de pessoas, o vírus foi levado a outros países, aumentando número de pessoas contagiadas rapidamente. Com o registro de casos em todos os continentes, a Organização Mundial da Saúde declarou no último dia 11 de março que o mundo está passando por uma pandemia de Covid-19. Órgãos de vários países, inclusive do Brasil, recomendam lavar as mãos com água e sabão como a principal medida de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, também é indicado o uso de álcool em gel 70% e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by