Localizada na República Tcheca, Clementinum é a biblioteca mais bonita do mundo
Governo alemão facilita processo de cidadania para descendentes de vítimas do nazismo
23/10/2019
Holanda pede para ser chamada de Países Baixos
25/10/2019

Localizada na República Tcheca, Clementinum é a biblioteca mais bonita do mundo

Conhecer espaços culturais é sempre uma ótima opção quando viajamos para outros estados e países. Museus, galerias, exposições e bibliotecas são os destinos mais buscados em momentos de lazer. Por isso, hoje apresentamos uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, de acordo com o site de entretenimento e cultura pop Bored Panda. Com arquitetura no estilo barroco e localizada em Praga, capital da República Tcheca, a Clementinum guarda quase 300 anos de história e mais de 20.000 livros.

Clementinum é um dos lugares mais requintados do mundo. Fundada por jesuítas que chegaram à região em 1556, a biblioteca começou a funcionar em um mosteiro dominicano e logo começou a expansão de suas instalações. As obras levaram quase 170 anos para serem concluídas, em 1722. Anos mais tarde, em 1781, o então diretor Karel Rafael Ungar decidiu dedicar um espaço exclusivo para uma coleção com as mais importantes publicações da literatura tcheca, chamando a sala de Bibliotheca Nationalis, ou Biblioteca Nacional, na tradução do latim para o português.

Com mais de 20 mil publicações, a Clementinum disponibilizou parte de seu acervo para que o Google digitalizasse e disponibilizasse os livros na plataforma Google Books, com alguns já disponíveis para consulta. Além das paredes com prateleiras intermináveis, o local também impressiona pelo teto, que tem afrescos desenhados pelo pintor alemão Jan Hiebl. A biblioteca está localizada no centro histórico de Praga, próxima à Ponte Carlos, um dos principais pontos turísticos da capital tcheca. Veja algumas fotos do local.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by