Machado de Assis aparece em foto histórica da abolição escravatura
“Chatô, o Rei do Brasil” tem trailer divulgado
21 de maio de 2015
Existe uma data específica para os Nerds
25 de maio de 2015

Machado de Assis aparece em foto histórica da abolição escravatura

02-machado-de-assis-1888

Uma foto de 1888 voltou a ser assunto nos últimos dias. Na imagem, a missa campal realizada em 17 de maio daquele ano em homenagem à assinatura da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.

Ao examinar a foto detalhadamente, os pesquisadores do portal “Brasiliana Fotográfica” perceberam uma figura que, até então, não se tinha registros de estar lá. O palco em que aparece a princesa Isabel e seu marido, o conde D’Eu, no canto esquerdo da imagem foi ampliado 15 vezes, revelando a presença do escritor Machado de Assis.

Mulato e bisneto de escravos alforriados, Machado de Assis foi criticado por ser omisso em relação à escravidão. Porém, estudos posteriores mostram que ele tratou com muita perspicácia as contradições sociais do país no século XIX. E, desde os anos 1870, Machado escreveu diversas crônicas contra a escravidão na imprensa da época.

Na imagem histórica se misturam negros recém-libertos, jornalistas, intelectuais, representantes do império e da igreja. O também escritor Lima Barreto, então com sete anos, esteve na missa.

É possível ver apenas uma parte do rosto do escritor, atrás de um senhor de barba branca não identificado, mas, segundo especialista, trata-se mesmo de Machado.

machado-de-assis-escravidao