_yoast_wpseo_title
Ação na rodoviária de Porto Alegre estimula leitura de quem viaja
30 de junho de 2015
Em que ano estaríamos se adotássemos outro calendário?
2 de julho de 2015

Mapa de Piri Reis se baseou no grego Ptolomeu e no navegador Cristóvão Colombo

Você já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez, no misterioso mapa de Piri Reis. A peça cartográfica, escrita em 1513, é alvo de várias teorias desde que foi descoberta na Turquia, em 1929, no Palácio de Topkapi, quando o país se tornou uma república. Hoje, o blog da Traduzca tenta explicar como o mapa foi concebido.

Ahmed Muhiddin Piri, ou apenas Piri Reis, foi um almirante e cartógrafo otomano que viveu entre 1465 e 1554. É autor do “Livro da Navegação”, onde publica todo seu conhecimento sobre mapas e gráficos, com pequenos mapas, cartas e um mapa-múndi. Apenas um fragmento deste grande mapa foi encontrado e mostra, com detalhes, a costa leste da América Central e da América do Sul, a costa oeste da África e o norte do que acredita-se ser a Antártida.

Estudos feitos a partir de 1953 por cartógrafos e especialistas polares dizem que o mapa de Piri Reis foi baseado em oito mapas de Ptolomeu (cientista grego que viveu em Alexandria no século II d.C.), quatro mapas portugueses, um mapa árabe da Índia e do sudeste asiático e em um mapa que supostamente foi usado por Cristóvão Colombo durante as grandes navegações. Ou seja, esqueçam a hipótese de que ele tenha recebido informações ou viajado em uma espaçonave alienígena.

O mapa de Piri Reis mostra centenas de pontos da Terra que só seriam conhecidos oficialmente séculos depois de sua morte. Dos curiosos detalhes do mapa, é possível destacar a ilha de Cuba conectada à península da Flórida, a costa do continente americano extremamente bem desenhada, principalmente o nordeste do Brasil, e a América do Sul e a Antártida ligadas por terra. O mapa possui ainda uma impressionante exatidão nos contornos do continente gelado, que só foram possíveis determinar na década de 60 do século passado, com auxílio de imagens aéreas e satélites.

mapa-piri-reis