Menina encontra espada viking de 1,5 mil anos na Suécia
Entenda como são escolhidos os nomes de furacões
8 de outubro de 2018
Obra de arte de Banksy, avaliada em 5 milhões de reais, é triturada em leilão
10 de outubro de 2018

Menina encontra espada viking de 1500 anos na Suécia

Imagine visitar um lago e encontrar uma espada viking. Pois é o que aconteceu com a sueca Saga Vanecek, de oito anos. enquanto nadava no lago Vidöstern, na Suécia. Ela passeava com a família e amigos na cidade de Jönköping, no sul da Suécia, quando o objeto foi avistado. O artefato, de 1.500 anos, estava no fundo do lago.

A espada só foi encontrada porque o nível da água estava extremamente baixo na ocasião, devido a uma seca, o que provavelmente explica como a menina encontrou o objeto.

A espada só foi encontrada porque o nível da água estava extremamente baixo na ocasião, devido a uma seca, o que provavelmente explica como a menina encontrou o objeto.

Inicialmente, foi informado que a espada tinha mil anos, mas especialistas do Jönköpings Läns Museum, um dos vários museus de arte e cultura da Suécia, acreditam que o objeto possa ter cerca de 1.500 anos, apesar de aparentemente estar muito bem preservado. Mesmo com foco em pinturas do romantismo nacional, o museu agora é o responsável pela preservação da peça.

A espada só foi encontrada porque o nível da água estava extremamente baixo na ocasião, devido a uma seca, o que provavelmente explica como a menina encontrou o objeto. Seu pai, Andy Vanecek, afirmou ao site The Local ter pensado inicialmente que a filha havia encontrado um bastão ou galho diferente na água. Somente após pedir que um amigo desse uma olhada mais de perto, ele descobriu que provavelmente se tratava uma relíquia antiga dos vikings que ocupavam a região da Suécia.

Além da espada, os especialistas do Jönköpings Läns Museum esperam, agora, encontrar mais relíquias no fundo do lago. Para isso, estão sendo realizadas escavações no local, além de outros lugares da Suécia.

Comentários