Um estudo realizado pela psicóloga Christia Spears Brown, da Universidade do Kentucky, nos Estados Unidos, demonstrou que crianças de ambos os sexos que brincam com bonecas se tornam pessoas mais carinhosas e cuidadosas. Isso se dá em função de que as brincadeiras simulam situações do cotidiano. As crianças conversam e tomam conta das bonecas, como se fossem amigas de verdade, aprendendo a cuidar e a dar atenção, conforme a pesquisa.
Meninos também gostam deste tipo de brincadeira, principalmente até o primeiro ano de idade. De acordo com a psicóloga, meninos recebem pouco estímulo para esse tipo de brincadeira durante a infância para desenvolver a empatia. Apesar do raciocínio ser um pouco diferente a isso, eles também se interessam por pessoas, passando o mesmo tempo observando tudo ao seu redor nessa fase da vida.
Nada comprova que os meninos tenham desinteresse por brincadeiras que tenham interações humanas, como as brincadeiras com bonecas. O que existe é puro preconceito dos pais, segundo o estudo apresentado pela psicóloga norte-americana.