Moradores de Berna, na Suíça, constroem estruturas para gatos se locomoverem
Conheça Armando, o pombo mais caro e mais rápido do mundo
28 de março de 2019
Não é mentira: conheça a história do dia 1º de abril
1 de abril de 2019

Moradores de Berna, na Suíça, constroem estruturas para gatos se locomoverem

Quem tem gato em casa sabe como é: os bichanos são autônomos, têm seus próprios horários e estão sempre escalando móveis e paredes. Vivendo em Berna, na Suíça, há cinco anos, a designer gráfica, escritora e fotógrafa alemã Brigitte Schuster percebeu a quantidade de escadas e rampas para os felinos instaladas na área externa de casas e edifícios da cidade. Foi então que ela passou a registrar em imagens esse curioso comportamento suíço. O resultado será a publicação de um livro, disponível em dois idiomas, a partir do próximo semestre.

A Suíça ama os gatos. Os felinos são os animais de estimação mais populares do país, com uma população de aproximadamente 1,35 milhão de animais contra menos de 400 mil cães. A fotógrafa diz que “as escadas ajudam os gatos a subir e descer, como para nós humanos. Ao instalar uma escada, os tutores presumiram que o gato precisa de ajuda”. Além de publicar as imagens, Schuster deseja apresentar como as estruturas mostram aspectos sociológicos, arquitetônicos e estéticos da cultura local. Ela diz que “as escadas para gatos fornecem pistas sobre a relação entre os seres humanos e os animais”.

A alemã fotografou mais de 200 propriedades entre 2016 e 2019, e aproximadamente 100 imagens vão ilustrar o livro. Mas não pense que foi fácil registrar as cenas. Ela diz que “não foi fácil fotografar as escadas perto de edifícios, pois não podia recuar o suficiente para tirar a foto ideal. Outras vezes, a escada estava longe demais para tirar uma boa foto”. Houve situações, segundo Schuster, em que os moradores de Berna a convidavam para conversar sobre as escadas e os felinos, quando sua presença era percebida nas redondezas.

No livro, Schuster diz que “é difícil determinar o que é o ambiente natural para um gato. Algumas populações estão em contato com seres humanos há tanto tempo que se adaptaram completamente” e que algumas “escadas construídas pelo homem são usadas pelos gatos, embora a maioria das construções não crie as condições ideais, com superfícies que se tornam escorregadias quando molhadas”, por isso a população começou a erguer estruturas de madeira e metal, para que os felinos pudessem se locomover sem riscos.