Mosaicos com 2.200 anos são encontrados na Turquia
Parlamentar ucraniano afirma ter fragmento da Bíblia de Gutenberg
30/06/2020
Google lança funcionalidade que copia manuscritos diretamente para o computador
02/07/2020

Mosaicos com 2.200 anos são encontrados na Turquia

Embora muitos países ainda recomendem ações de isolamento e distanciamento social, o trabalho arqueológico segue descobrindo fatos do passado. Recentemente registramos aqui no blog da Traduzca que pesquisadores encontram o mais antigo e grandioso monumento da civilização maia e uma antiga cidade italiana soterrada, tudo com o auxílio de tecnologia de ponta. A história de hoje, porém, não envolve grandes avanços tecnológicos, mas o esforço de arqueólogos na Turquia, que encontraram mosaicos com 2.200 anos de história.

A descoberta aconteceu em uma antiga cidade grega chamada Zeugma, na província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. Os três mosaicos foram descobertos após escavações científicas em uma área que seria inundada para a construção de uma barragem. As imagens, com personagens da mitologia grega antiga, datadas do século II a.C., estão bem preservadas e com a "aparência tão bonita e deslumbrante quanto no primeiro dia", segundo relato feito ao site The Mind Circle.

A descoberta aconteceu em uma antiga cidade grega chamada Zeugma, na província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. Os três mosaicos foram descobertos após escavações científicas em uma área que seria inundada para a construção de uma barragem. As imagens, com personagens da mitologia grega antiga, datadas do século II a.C., estão bem preservadas e com a “aparência tão bonita e deslumbrante quanto no primeiro dia”, segundo relato feito ao site The Mind Circle.

A equipe de arqueólogos responsável pela descoberta foi liderada pelo professor Kutalmış Görkay, da Universidade de Ancara. Em entrevista ao site The Mind Circle, o pesquisador disse que “ainda existem áreas não escavadas. Há casas esculpidas em pedra aqui. Chegamos a uma dessas casas e ela inclui seis espaços. Também descobrimos três novos mosaicos nas escavações deste ano”. Os mosaicos mostram imagens milenares, como Thalia, a musa da poesia e da comédia idílicas, e Poseidon, o deus do mar, além de Oceanus e Tethys, deidades oceânicas gregas e romanas. Veja algumas fotos abaixo.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?