Museu holandês transmite ao vivo processo de restauração de obra de arte
Biblioteca norte-americana digitaliza arquivos que contam 700 anos da história persa
30/07/2019
Jovem de 18 anos pedalou de Salvador a Nova York em 1929
01/08/2019

Museu holandês transmite ao vivo processo de restauração de obra de arte

Você já acompanhou a restauração de um quadro? O processo é demorado e requer vários especialistas no assunto que trabalham longas horas por dia, utilizando técnicas extremamente precisas e delicadas para que a obra não seja danificada e fique o mais próximo do original. Mas o museu holandês Rijksmuseum, localizado em Amsterdã, decidiu inovar e transmitiu ao vivo pelas redes sociais a recuperação de um de seus mais valiosos itens do acervo permanente.

 

Fundado em 1800, o museu Rijksmuseum é o principal especializado em arte holandesa. Fundado na cidade de Haia, mudou-se para o espaço atual em 1885. A edificação combina elementos góticos e renascentistas e ocupa posição de destaque na Praça do Museu, perto do Museu van Gogh e o Museu Stedelijk. Entre as obras do acervo estão A Leiteira, de Johannes Vermeer, Retrato de um jovem casal, de Frans Hals e A Ronda Noturna, de Rembrandt van Rijn. O restauro foi transmitido pelo site e pelo Facebook do museu.

 

Antes de iniciar o processo de restauração, o diretor geral do museu, Taco Dibbits, classificou o trabalho como “uma operação militar” e que “sempre que uma obra de arte é movimentada de um ponto para outro, especialmente no caso de ‘A Ronda Noturna’, que é muito grande, você sempre tem que ter todo o cuidado. Tudo é feito com muita precisão”. A obra foi pintada pelo holandês Rembrandt, entre 1639 e 1642, e mede 38 metros de altura por 45,4 metros de largura. O quadro retrata a Guarda Cívica de Amsterdã sob comando do capitão Frans Banning Cocq e é um dos expoentes da arte barroca.

 

O quadro “é removido da parede com a mão e, em seguida, com elevadores hidráulicos, para um tipo de carrinho sobre rodas especialmente construído para ele. Então é empurrado para dentro de uma câmara de vidro cuja entrada muito alta permite movê-lo para lá sem muito esforço”, explicou o diretor do museu holandês. O museu Rijksmuseum divulgou vídeos da restauração em seu canal no YouTube.

 



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by