Músico desenvolve site que cria playlist de acordo com o clima na sua região
Cinco livros de Agatha Christie, a rainha dos crimes na ficção
16/09/2019
Designer desenvolve mapa com todas as explosões atômicas já registradas
18/09/2019

Músico desenvolve site que cria playlist de acordo com o clima na sua região

Os aplicativos de música, como o Spotify, Apple Music e Amazon Music, por exemplo, popularizaram a reprodução de podcasts e playlists temáticas. Hoje, por exemplo, muitas pessoas fazem o caminho até a escola, trabalho e casa escutando uma trilha sonora personalizada, que varia de acordo com o humor ou o tempo na região. Pois essa é a ideia do músico norte-americano Tycho, que recentemente resolveu usar a tecnologia a seu favor para divulgar seu novo álbum, chamado “Weather” (“Clima”).

Em parceria com o desenvolvedor Lee Martin, Tycho desenvolveu um site inteligente, que leva seu nome, que identifica a localização da pessoa e cria uma playlist personalizada com 25 músicas selecionadas de acordo com o tempo que está fazendo na região em que se está. A brincadeira é uma relação com o nome do último álbum lançado pelo artista, que é um dos grandes nomes do gênero chillwave norte-americana, um estilo musical que usa muitos efeitos sonoros.

O design e as músicas foram selecionadas pelo músico que ajudou a desenvolver a plataforma. Enquanto Martin ficou responsável pelas bases técnicas, Tycho fez todo o projeto visual. Em entrevista recente, Lee Martin explicou que a dupla analisou “vários recursos de áudio e simplesmente escolhemos quais medidas de meteorologia podem se relacionar simbolicamente”. O site, que pode ser acessado aqui, usa dados meteorológicos da região em que a pessoa está e recursos de áudio do Spotify e do Apple Music.

No teste que fizemos na data de publicação deste texto, dia 17 de setembro de 2019, fazia 15 graus em Porto Alegre e chovia no momento em que clicamos no site. Entre as músicas oferecidas no Spotify, escutamos a banda britânica Radiohead, o DJ norueguês Todd Terje e várias de Tycho, que desenvolveu a plataforma.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by