Na Turma da Mônica, Cascão lava as mãos contra o novo coronavírus
Saiba como visitar centenas de museus durante quarentena do novo coronavírus
19/03/2020
Conheça Lupe Hernandez, a enfermeira que criou o álcool em gel 70%
23/03/2020

Na Turma da Mônica, Cascão lava as mãos contra o novo coronavírus

Direto do fictício bairro do Limoeiro vem o recado: tome banho e lave as mãos com frequência. Quem avisa é Cássio Marques de Araújo, popularmente conhecido como Cascão. O personagem da Turma da Mônica é totalmente avesso à água, mas todo cuidado é preciso quando o assunto é sério. Pelo Twitter, o perfil do quadrinho criado por Maurício de Sousa há 60 anos compartilhou uma publicação que está circulando em todas as redes sociais. Na imagem, o personagem que tem medo de água aceita a recomendação que autoridades sanitárias de todo mundo têm feito: lave as mãos para evitar a transmissão e contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).

https://twitter.com/TurmadaMonica/status/1238596051835158528

A primeira aparição de Cascão foi em agosto de 1961, tendo sido o personagem inspirado em um conhecido de Mauricio de Sousa que não tinha muitos hábitos de higiene. Com quase 60 anos de história, o personagem enfrentou a água poucos vezes. A primeira vez foi no Dia das Mães de 1964, quando sua mãe disse que só aceitaria seu presente se tomasse banho. A segunda vez foi em 1983, quando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná enfrentaram enchentes e o personagem se molhou para ajudar crianças ilhadas. A terceira vez foi na versão Turma da Mônica Jovem, onde os personagens são adolescentes, quando Cascão decide tomar banho para pedir Maria Cascuda em namoro. Agora, entra em contato com a água para evitar o contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).

Entenda o que está acontecendo

O COVID-19, popularmente conhecido como novo coronavírus, teve os primeiros casos identificados na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, na China, ainda em 2019. A doença, altamente infecciosa, começou como um surto local e logo se espalhou para outras localidades chinesas, transformando-se em uma epidemia. Com o fluxo de pessoas, o vírus foi levado a outros países, aumentando número de pessoas contagiadas rapidamente. Com o registro de casos em todos os continentes, a Organização Mundial da Saúde declarou no último dia 11 de março que o mundo está passando por uma pandemia de COVID-19. Órgãos de vários países, inclusive do Brasil, recomendam lavar as mãos com água e sabão como a principal medida de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, também é indicado o uso de álcool em gel 70% e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by