Noruega é o primeiro país a encerrar as transmissões de rádio FM - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Morre aos 111 anos o linguista que revolucionou o mandarim
16 de janeiro de 2017
Saiba quando a crase deve ou não ser empregada
18 de janeiro de 2017

Noruega é o primeiro país a encerrar as transmissões de rádio FM

A Noruega se tornou o primeiro país do mundo a trocar a transmissão de rádio FM para um padrão digital, o Digital Áudio Broadcasting (DAB). O desligamento começou na cidade mais ao norte do país, Bodø, perto do Círculo Polar Ártico, e teve a cobertura ao vivo da televisão local.

01-Noruega

Ainda que a mudança indique uma modernização, muita gente não aprovou a ideia por lá. De acordo com uma pesquisa realizada por veículos de comunicação locais, 66% das pessoas são contra o padrão digital. O motivo é a grande quantidade de veículos que não possui suporte para captar o sinal digital. Cerca de 2 milhões de carros não poderão captar o áudio sem uma troca ou adaptação de seus dispositivos.

Segundo o ministério da cultura norueguês, a digitalização das emissoras nacionais de rádio irá gerar uma economia anual de cerca de US$ 25 milhões: “O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede digital”, afirma o ministério.

A Noruega tem 22 estações em âmbito nacional de rádio digital e ainda tem espaço para mais 20.