Novo coronavírus: saiba o que é e como se prevenir
Revista lista todos os romances ganhadores do Prêmio Pulitzer no século XXI
21/02/2020
Conheça Couto Misto, o país que existiu por 800 anos entre Portugal e Espanha
27/02/2020

Novo coronavírus: saiba o que é e como se prevenir

Passado o Carnaval, o Brasil registrou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (COVID-19) em território nacional. Um homem de 61 anos, que estava na Itália, chegou ao Brasil na última sexta-feira com sintomas da doença, que foi confirmada após exames clínicos. Até a publicação deste texto, não há outros casos da doença no país. Por ser um novo vírus que tem preocupado muitas pessoas, é importante compartilhar informações que ajudem a população a identificar sintomas e se prevenir de possíveis contágios. Hoje o blog da Traduzca explica o que é, como surgiu e como se prevenir do novo coronavírus.

O que é o coronavírus

Esta não é a primeira vez que o ser humano se depara com um coronavírus. Os primeiros registros são de 1937, mas os vírus só foram analisados e descritos em 1965. O nome coronavírus é uma alusão ao formato microscópico do vírus, que parece uma coroa. Estamos expostos ao coronavírus e sua transmissão é comum entre seres humanos desde a infância. Atualmente conhecemos cinco variações:

  • Alpha coronavírus 229E e NL63
  • Beta coronavírus OC43 e HKU1
  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
  • SARS-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019

Como surgiu e principais sintomas

Ainda não há uma explicação oficial sobre como surgiu o novo coronavírus, mas o contágio entre humanos está acontecendo. A transmissão do vírus acontece por contato através de gotículas respiratórias, como gotículas de saliva, espirro ou tosse, através de contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) ou por contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. O novo coronavírus pode ficar incubado no organismo de cinco a doze dias sem demonstrar sinais.

Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes aos de uma gripe comum, com febre, tosse e dificuldade para respirar.

Dicas de prevenção

Assim como os sintomas, as dicas de prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus são semelhantes às da gripe. Protocolos internacionais recomendam lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Na impossibilidade, deve-se desinfetar as mãos com álcool em gel. Outra recomendação é evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e o contato próximo com pessoas doentes. A Organização Mundial da Saúde também indica que sejam cobertos nariz e boca ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogá-lo no lixo, além de limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

O Ministério da Saúde do Brasil criou uma página exclusiva com dicas, esclarecimento de dúvidas e recomendações sobre o que fazer se você apresentar ou conhecer alguém que tenha os sintomas do novo coronavírus. Para conferir, clique aqui.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?