O dia em que o futebol conseguiu parar a Primeira Guerra Mundial
China inaugura a maior ponte marítima do mundo
8 de novembro de 2018
China criará uma lua artificial até 2020
12 de novembro de 2018

O dia em que o futebol conseguiu parar a Primeira Guerra Mundial

O resultado do jogo, segundo relatos, foi 2 a 1 para os alemães. Mas também há informações de que os alemães teriam vencido, na verdade, por 3 a 2.

O jogo de futebol, entre ingleses e alemães, disputado em solo francês, parou um dia de confronto na Primeira Guerra Mundial.

O jogo de futebol, entre ingleses e alemães, disputado em solo francês, parou um dia de confronto na Primeira Guerra Mundial.

Muito além do que você estudou nos livros de história, a Primeira Guerra Mundial reserva muitas curiosidades, como já falamos aqui no blog da Traduzca. No próximo domingo, dia 11 de novembro, o confronto completa 100 anos de seu fim, que teve como protagonistas do conflito a Grã-Bretanha e França contra a Alemanha o Império Austro-Húngaro. Mas aqui iremos mostrar um fato curioso que você provavelmente não sabe.

Na noite de 24 de dezembro de 1914 ocorreu algo incrível. Os soldados ingleses estavam estacionados na França e, ao longo do front ocidental da Primeira Guerra, eles foram surpreendidos por alemães que apareceram perto das trincheiras, porém desarmados. Pode parecer estranho, mas os alemães tinham presentes e a bonita intenção de confraternizar a véspera de Natal com as mesmas pessoas que eles estavam trocando tiros. Com uma iniciativa não oficial tomada pela maioria dos que formavam parte do exército germânico, alemães e britânicos trocaram presentes. Mas não parou por aí. Eles conversaram e até prometeram manter contato quando a guerra terminasse.

Mas o que mais impressiona nessa história era o que ainda estava para acontecer. O mais legal dessa confraternização foi quando alguém apareceu com uma bola de futebol, em plena Primeira Guerra Mundial. Bom, oficialmente, os governos dos países envolvidos não reconheceram a trégua, mas as cartas enviadas pelos soldados a seus familiares diziam o contrário, que o conflito parou por uns instantes para que uma partida de futebol fosse disputada.

Em janeiro de 1915, o jornal inglês The Times publicou uma carta de um major da Seção Médica que reportou um encontro com os adversários. Depois da reunião, o regimento envolvido disputou uma partida com os alemães. O terreno congelado não foi problema, os soldados organizaram dois times e colocaram a bola ao centro.

O resultado do jogo, segundo relatos, foi 2 a 1 para os alemães. Mas também há informações de que o placar foi outro, com a vitória germânica por 3 a 2. O resultado não importa, mas sim quantas pessoas continuaram vivas, entre tantas que morreram na Primeira Guerra, por causa desse dia de trégua.

Comentários