O que fazer se a sua bagagem for extraviada no aeroporto
Traduzca realiza tradução para os norte-americanos da Oscar Willians & The Band Of Life
10 de maio de 2018
Conheça a origem de alguns dos nomes mais populares na Rússia
14 de maio de 2018

O que fazer se a sua bagagem for extraviada no aeroporto

Viajar e perder a mala é sempre um problema. Seja para um “bate e volta” ou intercâmbio, chegar ao destino final e perceber que a sua bagagem foi extraviada causa transtornos para qualquer pessoa. Hoje, o blog da Traduzca dá algumas dicas sobre o que fazer caso isso aconteça com você.

O extravio de bagagem é muito comum quando precisamos trocar de aeronave para continuar a viagem. Além disso, pode acontecer de a companhia aérea esquecer, durante o check-in, de colocar sua mala na esteira ou enviá-la para o voo errado. Quando isso acontecer, a primeira coisa a se fazer é comunicar a empresa sobre o ocorrido ainda no aeroporto, através do Relatório de Irregularidade de Bagagem, o RIB.

Por isso, é muito importante levar sempre consigo sua carteira de identidade e passaporte e, em caso de voo internacional, cópias traduzidas de todos os documentos que precisará para a viagem.

Se a companhia aérea não entregar a sua bagagem imediatamente, você pode – e deve – exigir uma compensação financeira pelo extravio, para que possa comprar itens de primeira necessidade no seu local de destino. Se tiver qualquer gasto, é importante guardar todos os recibos e comprovantes de compra.

Se você já preencheu o RIB e sua mala não foi entregue em até 72h, sua compensação financeira é maior. Porém, as companhias aéreas têm o prazo de sete dias, no caso de voos domésticos, para enviar uma explicação definitiva sobre o caso. No caso de voos internacionais, a empresa deve reembolsar todas as suas despesas em até R$ 5.300,00 no prazo de 14 dias.

Em casos extremos, como furto de bagagem, você deve – além de preencher o RIB – procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência, mencionando a companhia aérea, o número do voo e todos os dados possíveis em detalhe.