O que já passou pela Lua desde que pisamos lá pela primeira vez em 1969
Hotel russo aceita conhecimento como forma de pagamento da hospedagem
17 de julho de 2019
#TBTraduzca: a primeira vez a gente nunca esquece
19 de julho de 2019

O que já passou pela Lua desde que pisamos lá pela primeira vez em 1969

Esta semana lembramos da primeira vez em que o homem pisou na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram os precursores do feito, que foi seguido por outros dez homens ao longo das operações Apollo da agência espacial norte-americana. Para marcar a data, comemorada oficialmente neste sábado, dia 20 de julho, o blog da Traduzca traz uma lista de quem já passou por lá e o que foi “esquecido” no satélite da Terra. Você sabia que até um martelo foi deixado lá?

O Programa Apollo

O período de disputas estratégicas entre os Estados Unidos e a União Soviética, conhecido como Guerra Fria, fez com que a conquista do espaço fosse uma prioridade dos dois governos. Em 1961, o russo Iuri Gagarin foi o primeiro homem a ir para o espaço, mas os norte-americanos queriam mais. Após anos de testes do Programa Apollo, iniciado em 1960, a Apollo 7, lançada em 1968, foi o primeiro voo espacial tripulado da NASA. Depois disso, a Apollo 8 orbitou a Lua na noite de Natal do mesmo ano, a Apollo 9 fez testes na órbita da Terra, a Apollo 10 realizou experimentos na órbita da Lua e, sobre a Apollo 11, você lê no próximo tópico.

A Apollo 11

O lançamento da Apollo 11 foi no dia 16 de julho, levando a bordo os astronautas Neil A. Armstrong, Michael Collins, Edwin “Buzz” Aldrin e toda a expectativa para o primeiro pouso no satélite da Terra. Após quatro dias de viagem, o módulo lunar fez a alunissagem no solo às 20h 17min 40s do dia 20 de julho de 1969, hora e data que ficaram na história da humanidade. Após descer da nave, Armstrong disse a famosa frase “É um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.

Quem passou por lá

Desde que pousamos na Lua pela primeira vez, outras missões tripuladas chegaram lá. Astronautas de outras missões Apollo também pisaram em solo lunar. Atualmente, são doze pessoas que tocaram o satélite da Terra, são eles: Pete Conrad e Alan Bean (Apollo 12 – 19 de novembro de 1969), Alan Shepard e Edgar Mitchell (Apollo 14 – 5–6 de fevereiro de 1971), David Scott e James Irwin (Apollo 15 – 31 de julho –2 de agosto de 1971), John Young e Charles Duke (Apollo 16 – 21–23 de abril de 1972), Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apollo 17 – 11–14 de dezembro de 1972).

O que foi deixado para trás

Com tanta gente passando por lá, muitos objetos foram deixados para trás, como a foto da família do astronauta Charles Duke, da Apollo 16. Ele deixou um retrato de sua esposa e filhos embalado em saco plástico com a mensagem “essa é a família do astronauta Charles Duke do planeta Terra. Ele pousou na Lua em abril de 1972.” Além disso, uma pena de falcão e um martelo também ficaram lá. Os objetos foram usados por David Scott da Apollo 15 para testar a teoria de Galileu Galilei de que a gravidade “puxa todos os objetos da mesma maneira, não importa o peso”. Já na Apollo, Alan Shepard usou um taco de golfe para jogar uma partida do esporte na Lua. As bolas seguem lá, o taco voltou e está em exposição no Museu da Associação de Golfe dos Estados Unidos, em Nova Jersey.

Placas, medalhas, mapas e sacos com dejetos também ficaram na superfície do satélite, para que a nave pudesse decolar com mais facilidade e retornar à Terra com segurança.