O que o extermínio de gatos na Europa no século XIII tem a ver com a Peste Negra?
A Traduzca faz parte do seu dia a dia – parte 2
10/10/2019
Traduzca é patrocinadora da 6ª Taça Clezio Saldanha, da Escola de Administração da UFRGS
14/10/2019

O que o extermínio de gatos na Europa no século XIII tem a ver com a Peste Negra?

Todo mundo conhece alguém que tem um ou mais gatos de estimação. Os felinos foram adotados pelos humanos como animais domésticos, e rapidamente tomam conta da casa em que residem. São ótimas companhias também para quem mora sozinho, mas os bichanos nem sempre foram tão adorados pelo ser humano. Durante a Idade Média, por exemplo, os animais eram associados a forças ocultas, e perseguidos por um período da história, chegando quase a extinção.

Quando o Papa Gregório IX instituiu a Decretales, uma coletânea geral de leis da igreja, pedia a punição de todos aqueles que fossem acusados de heresia. Na bula Vox in Rama, o pontífice descreve um culto que supostamente ocorria em uma cidade alemã com rituais envolvendo gatos pretos. A história correu cidades e países, e muitos entenderam que o correto seria perseguir os felinos que viviam nas ruas. A atitude, porém, gerou um problema muito maior.

Como vimos essa semana aqui no blog, a higiene não era o forte dos europeus num passado não tão distante. Imagina, então, durante o século XIII. Com a perseguição aos gatos, predadores naturais de ratos, as cidades passaram a conviver com uma infestação dos animais que carregavam parasitas transmissores de doenças até então desconhecidas, como a Peste Negra, transmitida ao ser humano através de pulgas, ratos-pretos e outros roedores. A combinação de falta de higiene com a escassez de predadores fez com que a Peste Negra se espalhasse rapidamente pelo continente.

A Peste Negra foi uma das mais devastadoras doenças da história da humanidade. Acredita-se que a pandemia tenha surgido na Ásia no século XIV, e reduzido a população mundial de 450 milhões de pessoas para 350 milhões em poucos anos. A doença seguiu aparecendo em pequena escala na Europa até o começo do século XIX, quando foi praticamente erradicada. Hoje, os gatos são os animais de estimação preferidos de muitas pessoas em todo o mundo.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by