Obra de arte de Banksy, avaliada em R$ 5 milhões, é triturada em leilão
Menina encontra espada viking de 1500 anos na Suécia
9 de outubro de 2018
Conheça os significados das campanhas que dão cores aos meses do ano
11 de outubro de 2018

Obra de arte de Banksy, avaliada em 5 milhões de reais, é triturada em leilão

Banksy, artista reconhecido por suas obras críticas nos muros do Reino Unido e do resto do mundo, fez uma intervenção um tanto quanto inusitada. Isto porque ele triturou sua própria obra em uma venda na casa de leilões Sotheby’s, em Londres.

O quadro A Menina Com Balão, de Banksy, foi picotado por um cortador de papel escondido.

O quadro A Menina Com Balão, de Banksy, foi picotado por um cortador de papel escondido.

O quadro, que leva a imagem da obra “A Menina com Balão”, foi comprado por 1 milhão de libras, cerca de 5 milhões de reais; assim que foi arrematada, a imagem desceu do quadro e foi picotada por um cortador de papel escondido.

A ação deixou todos os presentes na sala de leilão chocados. Funcionários do estabelecimento correram para evitar que o quadro desaparece. A casa de leilão disse que o “inesperado acidente” se tornou um feito na história das artes. O interessante é que a obra, pintada em um muro no Leste de Londres e eleita a obra predileta do Reino Unido, acabou valorizada depois do acidente. Agora, ela vale o dobro.

Além disso, em comunicado, a casa de leilões relatou que o comprador já estava ciente da situação. Apesar de surpreso, ele disse que iria, mesmo assim, ficar com a obra.

Banksy

Banksy é o pseudônimo de um artista, pintor de graffiti, pintor de telas, ativista político e diretor de cinema britânico. A sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

Eles são carregados de conteúdo social, expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais, faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando quase sempre em seus observadores uma sensação de concordância e de identidade.

Comentários