Outubro Rosa: a tradução perfeita de cuidado e de prevenção

  • por

Quando rosa e outubro estão unidos, sabemos que se trata de uma causa importantíssima: a conscientização contra o câncer de mama. Mesmo que a campanha seja conhecida por muitas pessoas, os números da doença ainda são alarmantes. É fundamental, portanto, aproveitar a ocasião para levar essa mensagem de alerta e, também, de esperança ao maior número possível de mulheres. Por isso, a Traduzca está ao lado de todas vocês. O Outubro Rosa precisa se transformar, definitivamente, na tradução ideal de cuidado e de prevenção.

Especialistas estimam que há cerca de 60 mil casos da doença anualmente no Brasil, que levou a óbito, em média, quase 50 pessoas por dia em 2021 no país, segundo dados do Ministério da Saúde. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta essa como a maior causa de morte em mulheres em todas as regiões do Brasil, exceto na Norte, na qual prevalece o câncer de colo do útero.

Descoberta precoce pode elevar chance de cura a 95%

Para diminuir esses números, não há outra saída. A palavra certa é prevenção. Para se ter uma ideia da importância da cultura de autocuidado, a chance de cura é de até 95% quando o câncer é descoberto no Estágio I, ainda inicial. A taxa cai para em torno de 40% quando diagnosticado no Estágio III — mais avançado, mas sem metástase.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e o Inca recomendam que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia a cada dois anos caso não tenham sintomas ou histórico familiar de câncer de mama. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica a realização a partir dos 40 anos, idade que pode cair para até 25 anos se a paciente tiver casos da doença na família em parentes de primeiro grau, como mãe ou irmã.

A luta é de todos. Vamos ajudar a traduzir esses números em mais vidas salvas.