Países Baixos constroem segunda maior ponte exclusiva para bicicletas do mundo
Motorista derruba moai na Ilha de Páscoa, Chile
11/03/2020
Conheça o escritor brasileiro que criou uma persona árabe para suas obras
13/03/2020

Países Baixos constroem segunda maior ponte exclusiva para bicicletas do mundo

A bicicleta é o principal veículo de transporte nos Países Baixos. Uma estimativa recente indica que a população local seja menor que o número de bicicletas existentes no país, como já registramos aqui no blog da Traduzca. O uso do veículo de duas rodas é tão disseminado que a cidade de Utrecht, a mais populosa do país, construiu o maior estacionamento subterrâneo para bicicletas do mundo. Agora, os Países Baixos começaram a construção de uma grande ponte dedicada exclusivamente a ciclistas e pedestres.

Chamada de Blauwe Loper, ou ponte do tapete azul na tradução do neerlandês para o português, a estrutura será construída em madeira e terá 800 metros de extensão, passando sobre uma estrada, um lago e uma reserva natural. Quando concluída, a ponte ligará a cidade de Winschoten ao vilarejo de Blauwestad, na região próxima à fronteira dos Países Baixos com a Alemanha. Se tudo sair conforme o previsto, a obra de 6,5 milhões de euros (R$ 35 milhões) deve ficar pronta até o fim do ano.

O projeto prevê pintura em verde para que a fauna local não seja tão impactada com a construção, além de uma inclinação de 2,5%, o que facilita a circulação das bicicletas. A ponte terá acesso exclusivo para ciclistas e pedestres e será a segunda maior do mundo com esta função. A maior faixa destinada apenas para bicicletas é a Xiamen Bicycle Skyway, com 7,6 km de extensão, inaugurada em 2017 na China. Quando pronta, a ponte Blauwe Loper terá 800 metros e poderá ser ampliada para até 1 quilômetro, segundo o governo local.

Essa não é a primeira vez que os Países Baixos constroem uma ciclovia especial. Em 2018, registramos aqui no blog da Traduzca a construção de uma faixa para bicicletas inspirada no quadro “A Noite Estrelada”, do artista neerlandês Vincent Van Gogh. O projeto conta com material especial, capaz de brilhar no escuro, o que proporciona um efeito que remete à obra do famoso pintor.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by