Por que o passaporte de alguns países tem cor diferente
A ilha de Nova York que parece uma cidade do interior dos Estados Unidos
29 de outubro de 2018
Nova York recebe banca de jornal que vende somente notícias falsas
31 de outubro de 2018

Por que o passaporte de alguns países tem cor diferente

Os governos nacionais podem escolher a cor e o design do documento, com muitos cenários possíveis, que podem explicar a razão da escolha de uma determinada cor.

Os governos nacionais podem escolher a cor e o design do passaporte, com muitos cenários possíveis, que podem explicar a razão da escolha de uma determinada cor.

Os governos nacionais podem escolher a cor e o design do passaporte, com muitos cenários possíveis, que podem explicar a razão da escolha de uma determinada cor.

Viajar para outros países, conhecer novas culturas e fazer amizades é um dos prazeres de muitas pessoas. O primeiro item para quem deseja começar uma aventura em outro lugar do mundo é o passaporte, que dá direito à entrada em outro território. Já falamos aqui no blog da Traduzca sobre o poder que o documento brasileiro tem em alguns países, sem a necessidade de visto prévio.

Você provavelmente já notou que cada país adota uma cor diferente para o passaporte. Isso acontece por vários motivos, como escolhas geográficas, políticas e até religiosas. O tom de cada capa pode variar entre azul, bordô, vermelho, verde e até laranja, como é o caso de Singapura. As regras que determinam a forma como os passaportes devem ser, incluindo o tamanho e o formato, são emitidas pela Organização Internacional de Aviação Civil. Mas os governos nacionais podem escolher a cor e o design do documento, com muitos cenários possíveis, que podem explicar a razão da escolha de uma determinada cor.

Os passaportes dos países da União Europeia tendem a ser bordô, enquanto os Estados da Comunidade do Caribe costumam usar o azul, por razões que podem ser geográficas ou políticas. Os passaportes russos, por exemplo, eram azuis antes do país se tornar União Soviética. Passou a vermelho, cor que predomina até os dias de hoje.

Recentemente o passaporte turco mudou para bordô, pois o país espera se juntar à União Europeia. Na Arábia Saudita, por exemplo, o passaporte é verde, remetendo à cor predileta do profeta Maomé. Já na Suíça, a cor utilizada é o vermelho vivo, tal como sua bandeira ostenta. Os Estados Unidos viram o seu passaporte mudar de cor várias vezes, desde vermelho para verde e agora azul.

Ficou com vontade de viajar? Preparamos um passo a passo de como solicitar o seu passaporte aqui no Brasil.

Documentação necessária:

– Documento de Identidade

– CPF – se o número constar na cédula de identidade, CNH ou carteira de trabalho, não é necessário apresentar o original

– Certidão de Casamento – caso tenha alterado seu nome

– Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

Preencha a solicitação no site da Polícia Federal. O formulário é bem simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, nas quais devem ser informados dados pessoais, documentos e informações complementares, como profissão, e-mail e endereço.

Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. Somente após o pagamento, você poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal.

Para agendar a data de atendimento, você precisa acessar novamente o site da PF, clicando no link Agendamento de Atendimento. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa você pode agendar todos de uma só vez.

Compareça ao posto da Polícia Federal na data agendada com toda a documentação original. A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF. Para retirar o passaporte, compareça novamente ao posto, com um documento de identidade original para a retirada. A validade é de dez anos. Se o seu está próximo do vencimento, você pode solicitar um novo antes da expiração, seguindo os passos acima.

Comentários