Peça de xadrez mais antiga do mundo é encontrada no sul da Jordânia
Lâmpada está acesa há 118 anos em central de bombeiros dos Estados Unidos
03/12/2019
Primeira cidade eco inteligente do mundo será construída em Cancún, México
05/12/2019

Peça de xadrez mais antiga do mundo é encontrada no sul da Jordânia

A história de um dos jogos de tabuleiro mais famosos do mundo ganhou mais um capítulo recentemente. O pesquisador John Oleson, da Universidade de Victoria-British Columbia, no Canadá, afirma ter descoberto uma torre de xadrez que, segundo relatos, foi fabricada há mais de 1300 anos. Conhecida agora como a peça de xadrez mais antiga do mundo, a descoberta foi anunciada durante conferência das Escolas Americanas de Pesquisa Oriental, nos Estados Unidos, realizada no fim de novembro.

Mesmo anunciada agora, a torre de xadrez já é conhecida do pesquisador há muito tempo. Feito em arenito, o objeto foi encontrado durante escavações em ruínas de um assentamento islâmico na Jordânia em 1991, sendo desde então analisada pelo canadense John Oleson, que, além de professor da Universidade de Victoria-British Columbia, também é arqueólogo e historiador especialista em Roma Antiga e Oriente Médio. Mesmo diferente da torre usada nos tabuleiros hoje, o especialista diz que a peça corresponde a outras já conhecidas de jogos mais primitivos.

“Embora a forma retangular em seção com projeções abertas e formato de chifre no topo se assemelhe a um altar ou betil nabateu, os paralelos com as peças de xadrez islâmicas primitivas são muito mais convincentes”, diz o professor Oleson. Durante o anúncio da descoberta, o pesquisador disse que “há referências de partidas de xadrez em textos islâmicos de 643 a.C.” e que “o jogo era popular no mundo islâmico”. No encerramento da fala, Oleson disse que “se a identificação da peça estiver correta, pode ser o exemplo físico mais antigo de um design simples e abstrato”.

Localizadas ao sul da Jordânia, as ruínas onde a peça de xadrez foi encontrada datam do século XII, em um local de trânsito entre a Índia e o Oriente Médio. Durante o evento de anúncio, Oleson disse que o jogo era levado para o leste da Índia por mercadores e diplomatas, explicando o motivo pelo qual a peça foi encontrada na região.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?