Piscina de pedra do século IV a.C. é descoberta perto de Roma
Cientistas identificam micro-organismos nas nuvens de Vênus
15/09/2020
Projeto de universidade alemã oferece bolsa para não fazer nada
17/09/2020

Piscina de pedra do século IV a.C. é descoberta perto de Roma

Parece que a pandemia causada pelo novo coronavírus não impediu que arqueólogos seguissem com pesquisas para descobrir o passado. Recentemente falamos aqui no blog da Traduzca sobre o hábito dos moradores de Pompeia de reciclar o lixo e o mais antigo e grandioso monumento da civilização maia, descobertas realizadas desde março deste ano. Mais recentemente, um grupo de arqueólogos italianos anunciou a descoberta de uma grande piscina de pedra do século IV a.C. nas proximidades de Roma.

A descoberta aconteceu em uma região perto da Via Ostiense e da Via di Malafede, que ligam Roma a Ostia, uma importante cidade litorânea durante o Império Romano. As pesquisas no local acontecem desde junho de 2019, mas a descoberta da piscina de pedra, com 48 metros de comprimento e 12 de largura, foi anunciada apenas na primeira semana de setembro de 2020 pela Superintendência Especial de Roma.

Uma das responsáveis pela pesquisa, Daniela Porro, disse em comunicado à imprensa que a piscina de pedra é “uma descoberta que renova o espanto por Roma e pelas infinitas histórias que ainda tem a ser contadas sobre a cidade” e “prova como Roma, mesmo fora de suas fronteiras, ainda tem muito a revelar”. Além da piscina, foram encontrados alguns artefatos do século IV d.C., como madeiras, terracota, objetos de metal e inscrições, indicando que a região fora habitada por muitos anos.

A função dessa piscina, porém, ainda é um mistério para a equipe envolvida no estudo. Alguns pesquisadores envolvidos na descoberta acreditam que a piscina de pedra era utilizada como reservatório de água, pois a estrutura lembra a de outras construções da época, como tanques de decantação, recintos ritualísticos e áreas de plantio. A piscina está ligada a destroços de outra construção encontrada na mesma região, um edifício do século V a.C. As duas edificações se conectam por uma rampa feita com blocos de tufo.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?