Português coleciona imagens de portas e janelas
Casal vende todos os bens e agora viaja pelo mundo
25/04/2019
Japão vive últimos momentos da era “Heisei”, do Imperador Akihito
29/04/2019

Português coleciona imagens de portas e janelas

Sempre que viajamos para um lugar novo, é natural registrar em fotos as paisagens, monumentos, construções e situações que observamos. E, quando retornamos para casa, mostramos todas as imagens para parentes e amigos. Quem nunca fez isso, não é mesmo? O fotógrafo português André Vicente Gonçalves tem um hábito diferente quando visita outro local. Ele fotografa portas e janelas pelas ruas que passa e coloca tudo em um site, para que mais pessoas possam ver.

Tudo começou há dez anos, durante o intercâmbio que fez em Trento, na Itália, para concluir a graduação em engenharia. O fotógrafo diz que foi sua “primeira vez fora de Portugal”, que ficou “maravilhado com as diferenças” que os locais tinham. Agora, por onde passa registra as aberturas das casas e prédios para retratar a arquitetura local. Uma das belezas de seu trabalho é que, segundo o próprio, “nem sempre são os edifícios mais famosos, nem os mais opulentos, onde estão as melhores histórias”.

As imagens fazem parte da série “Windows of the World” ou “Janelas do Mundo”, na tradução do inglês para o português. As imagens podem ser conferidas no site do fotógrafo, e o projeto, agora, é viajar para a Rússia, fotografar as janelas coloridas de madeira na Sibéria, e para o Brasil para, segundo o fotógrafo, comparar a arquitetura colonial com a portuguesa”. As cidades mais fotografadas até agora são Lisboa, quando registrou as casas revestidas por azulejos, e Barcelona, com seu belo modernismo espanhol.

O objetivo agora é registrar uma cidade de cada país do mundo e lançar um livro com todo o material. Enquanto isso não acontece, o português embeleza seu site pessoal com belas montagens de fotos de portas e janelas que vê por onde passa.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by