Prefeitura de Viena, na Áustria, usa comentários negativos da internet para atrair turistas
No Dia da Pizza, físicos calculam como preparar uma pizza perfeita
10 de julho de 2019
#TBTraduzca: nossa história com o Rock in Rio
12 de julho de 2019

Prefeitura de Viena, na Áustria, usa comentários negativos da internet para atrair turistas

A internet nos possibilita planejar com mais facilidade as viagens. Sempre que definimos o próximo destino, corremos até sites especializados para conferir as avaliações publicadas por pessoas que já passaram por lá. Lemos os elogios e as críticas e ponderamos se vamos passar por lá ou não. Quando aparecem reclamações, então, logo descartamos o passeio. Mas Viena, capital da Áustria, está usando as avaliações negativas como divulgação para estimular mais turistas a visitarem a cidade.

Com influências do alemão, esloveno, croata e húngaro e localizada às margens do rio Danúbio, Viena é uma cidade cosmopolita, que atrai aproximadamente 12 milhões de turistas todos os anos. A arquitetura variada chama a atenção, com construções dos estilos gótico, modernista e rococó. Além disso, a capital da Áustria é conhecida como a Cidade dos Músicos, pois é um importante centro de música erudita da Europa. Mas essa série de atrativos não parece ser o bastante para alguns visitantes que avaliam negativamente a localidade em sites especializados.

A ideia do Conselho de Turismo da prefeitura da capital austríaca é gerar um debate entre moradores e visitantes, perguntando “quem decide o que você gosta?”, com outdoors espalhados por vários cantos da cidade, usando reclamações facilmente encontradas na internet, como uma que critica o gramado do Palácio de Schönbrun, definindo-o como “uma bagunça” e uma reclamação ao Parque Prater, chamado-o de “lixo”. Em entrevista ao site Lonely Planet, Norbert Kettner, um dos diretores da campanha, diz que o projeto busca “um olhar humorístico de que as avaliações online nem sempre são o caminho certo a seguir quando se trata de procurar relaxamento e momentos de diversão”.

Dados do Conselho de Turismo de Viena apontam que 95% dos turistas leem pelo menos sete avaliações antes de desembarcar na cidade. Kettner usa como exemplo a grande sala de concertos Staatsoper, com capacidade para quase 20 mil espectadores. O local tem milhares de avaliações no Google e tem classificação média de 4,7 estrelas. Se você acompanhar os comentários, encontrará um que descreve o prédio como “feio”.