Professor brasileiro ganha prêmio científico no Canadá - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Conheça cinco hotéis temáticos muito singulares ao redor do mundo
04/04/2017
Número de adoradores de Thor duplica na Islândia
06/04/2017

Professor brasileiro ganha prêmio científico no Canadá

O professor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e epidemiologista brasileiro Cesar Victora, de 65 anos, está entre os sete cientistas que receberam a mais importante premiação científica do Canadá, o Prêmio Gairdner. Victora recebeu a gratificação na categoria Saúde Global, que premia pesquisas que contribuíram de forma positiva para a saúde de países em desenvolvimento.


O título foi entregue a Victora em reconhecimento aos estudos sobre amamentação e nutrição materno-infantil. O brasileiro liderou uma pesquisa que foi considerada um divisor de águas na área de alimentação infantil. O trabalho foi o primeiro a sugerir que a amamentação exclusiva (sem oferta de águas ou chás para bebês) ajuda a reduzir a morte dos bebês no início da vida.

De acordo com estudo produzido por ele, o aleitamento exclusivo até seis meses reduz em 14 vezes o risco de morte por diarreia e em 3,6 vezes o risco de morte infantil por doenças respiratórias. “Esse é um trabalho de equipe que nós realizamos aqui na Ufpel há mais de 30 anos, começando as nossas pesquisas em 1982 e trazendo até hoje a contribuição sobre a importância da nutrição na infância para toda a trajetória de vida de um indivíduo”, destacou.

A pesquisa modificou a recomendação da alimentação infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a indicar que bebês nos primeiros meses de vida se alimentem apenas de leite materno.

Crédito da foto: UFPel



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by