Projeto “Elefante Letrado” busca estimular o hábito da leitura em crianças
Não é mentira: conheça a história do dia 1º de abril
1 de abril de 2019
Exposição multimídia transforma obras de Van Gogh em animações 3D
3 de abril de 2019

Projeto “Elefante Letrado” busca estimular o hábito da leitura em crianças

Que a leitura é fundamental, isso não temos dúvidas. Inúmeras pesquisas provam que ler aumenta as conexões neurais, estimula a criatividade e o senso crítico, provoca empatia e melhora o funciona do cérebro. Podemos listar vários benefícios, mas o assunto de hoje, no Dia Internacional do Livro Infantil, é sobre um projeto, chamado Elefante Letrado, que busca criar o hábito da leitura em crianças do ensino fundamental, impactando positivamente no desenvolvimento das crianças.

O projeto foi criado em 2013 e já está presente em oito estados brasileiros e nos Estados Unidos. A idealizadora é a gaúcha Scheila Vontobel. Ela diz que o Elefante Letrado “surgiu por meio de uma necessidade que notei na rotina das minhas filhas, que usavam uma plataforma americana muito semelhante à que produzimos hoje. A partir de então tive o anseio de criar um produto brasileiro, com qualidade, que atendesse às necessidades específicas com relação ao hábito de leitura e compreensão leitora”.

Já são quase 1000 publicações disponíveis no Elefante Letrado, de autores como Ziraldo, Monteiro Lobato, Martha Medeiros, Charles Perrault e Marcelo Carneiro da Cunha. Destinado para crianças entre 6 e 11 anos, a ideia é estimular a leitura com uma plataforma similar a um vídeo game. Os estudantes avançam de nível conforme realizam atividades e acumulam pontos. Para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos, pais e professores têm acesso a relatórios detalhados com indicadores de leitura e desempenho dos alunos e das turmas.

Mas começamos este texto falando que hoje, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, conhecido como o pai dos contos de fadas modernos. Seu nome é pouco conhecido, mas suas obras são clássicas. Ele é autor de “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo” e “A Pequena Sereia”, entre outros. Que tal comemorar lendo um bom livro para uma criança hoje?