Projeto online mostra como era a Terra há 750 milhões de anos
Quatro fatos que marcaram o 1º de maio no mundo
1 de maio de 2019
Rascunho inédito com retrato de Leonardo da Vinci é divulgado 500 anos após sua morte
3 de maio de 2019

Projeto online mostra como era a Terra há 750 milhões de anos

Como era a região em que você mora há 750 milhões de anos? Possivelmente ela nem existisse, pois nessa época as geleiras cobriam boa parte da Terra, e os primeiros organismos unicelulares começavam a aparecer. Anos depois, surgiram alguns animais marinhos e, mais tarde, mamíferos e aves já circulavam pelo planeta. Fazer uma linha do tempo da história mundial não é o nosso objetivo de hoje, mas sim o objetivo de um projeto que desenvolveu um mapa interativo que mostra a transformação do lugar em que vivemos.

Batizado como Ancient Earth (Terra Antiga, na tradução do inglês para o português) o projeto é coordenado por Ian Webster, o curador do maior banco de dados sobre dinossauros da internet. Usando dados coletados pelo site Paleomap, do paleogeógrafo Christopher Scotese, ele foi capaz de cruzar informações e criar o mapa interativo. No fórum online Hacker News, o responsável pela ideia disse estar “surpreso que os geólogos foram capazes de coletar dados com os quais posso ver a localização de minha casa há 750 milhões de anos, então pensei que todos vocês também poderiam se divertir”.

O Ancient Earth é bem semelhante ao serviço Google Earth, fazendo com que a navegação seja fácil e intuitiva. O usuário que acessa o site pode escolher o ponto da Terra que deseja e alternar entre períodos geológicos ou indicar um marco na evolução, como o surgimento dos primeiros insetos e primatas ou a extinção dos dinossauros. Também é possível acompanhar como uma localização se comportou ao longo do tempo, digitando o nome da cidade no campo de busca.

A projeção, claro, não é totalmente precisa. No post compartilhado no fórum Hacker News, Ian Webster explica que “embora os modelos de placas tectônicas mostrem resultados precisos, você deve considerar os gráficos como aproximados” e completa dizendo que nos “testes, descobri que os resultados do modelo podem variar significativamente. Eu escolhi este modelo em particular porque é amplamente citado e abrange um maior período de tempo”. Acesse o Ancient Earth clicando aqui.