Queniano desenvolve luva que traduz linguagem de sinais - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Designer paquistanês recria obras de Picasso em 3D
20 de fevereiro de 2019
Site recria posters dos indicados a melhor filme do Oscar 2019
22 de fevereiro de 2019

Queniano desenvolve luva que traduz linguagem de sinais

Mesmo com a internet e novas tecnologias surgindo a cada momento, a comunicação de deficientes auditivos com outras pessoas ainda não é muito fácil. Vivendo essa situação com a sua sobrinha de apenas seis anos, o queniano Roy Allela decidiu resolver esse problema. Ele desenvolveu uma luva capaz de traduzir os movimentos da linguagem de sinais em áudio, facilitando a socialização da menina.

Roy, que é engenheiro de software, programador e professor do curso de Ciências de Dados e IoT da Universidade de Oxford, desenvolveu o projeto Sign-IO, que consiste em uma luva inteligente e um aplicativo para smartphones. O dispositivo consegue reconhecer letras e palavras e traduzir em tempo real o que o deficiente auditivo tem a dizer para o mundo. É possível definir o idioma para a tradução, o gênero, e até o timbre e a velocidade da voz. A precisão do equipamento, segundo o inventor, é de 93%.

Desde que divulgou o invento, Allela recebeu vários prêmios e indicações. Em uma recente entrevista, ele disse “queria que minha sobrinha tivesse as mesmas oportunidades na educação, no trabalho e em todos os aspectos da vida” e que a luva “combate o estigma associado à surdez ou a qualquer impedimento de fala”. O equipamento é usado em casa e na escola em que a menina estuda.

O engenheiro queniano afirma que seu novo objetivo é fazer com que cada criança com dificuldade de audição ou fala tenha um equipamento desses à disposição. Atualmente, cerca de 30 milhões de crianças dependem da linguagem de sinais para se comunicar em vários cantos do mundo, e Allela deseja que todas elas possam contar com sua tecnologia para facilitar a sua inclusão na sociedade.