Rio conhecido como "Arco-íris líquido" é uma das belezas da Colômbia
Projeto cria reproduções em 3D de museus e monumentos ao redor do mundo
23 de abril de 2019
Casal vende todos os bens e agora viaja pelo mundo
25 de abril de 2019

Rio conhecido como “Arco-íris líquido” é uma das belezas da Colômbia

Uma das belezas naturais mais bonitas e surpreendentes do mundo está na América do Sul. Situado na Serra da Macarena, no interior da Colômbia, o rio Caño Cristales, também chamado de “Arco-íris líquido” corre com as águas em cores vibrantes durante alguns meses do ano criando uma paisagem completa com um dos mais ricos e diversos ecossistemas do planeta. Hoje explicamos como acontece a mudança de cor da correnteza e porque sua beleza é pouco conhecida por aqui.

Entre os meses de dezembro e maio, o Caño Cristales corre como qualquer outro rio. Porém, entre junho e novembro, o rio passa por uma transformação que muda suas cores para tons de vermelho, verde, azul, amarelo e até preto. Essa mutação acontece devido à combinação de depósitos minerais, algas e à grande presença da planta aquática Macarenia clavigera, uma espécie rara que se desenvolve em poucos locais tropicais do mundo. Por uma coincidência que só a Terra proporciona, o Caño Cristales é o único ponto em que ela se desenvolve de maneira tão prolífica.

Por estar em uma região de difícil acesso, o primeiro registro do rio só foi feito em 1969, quando um grupo de fazendeiros colombianos visualizou pela primeira vez a mudança de cor nas águas de Caño Cristales. Anos mais tarde, devido aos conflitos entre o governo e as FARC, a região ficou fechada para o acesso de visitantes, por medida de segurança. O turismo no local só reabriu em 2002, mas ainda assim é preciso uma viagem de 4 a 5 dias para chegar até às águas coloridas.

Além do rio Caño Cristales, a Serra da Macarena abriga umas das maiores biodiversidades do planeta. A variedade de plantas e animais impressiona cientistas do mundo inteiro. Já foram encontrados felinos, macacos, mais de 500 espécies de aves, 1.200 de insetos, 100 de répteis e outras 50 variedades de orquídeas.