Saiba como solicitar a cidadania espanhola por ascendência
Sueca de 16 anos atravessa oceano em 15 dias para participar de conferência da ONU
29/08/2019
Seguidamente falamos sobre a importância de contar com um bom intérprete para que a sua palavra seja compreendida por todos que a escutam ou leem.
Intérprete de Libras auxilia no parto de casal de surdos em São Paulo
02/09/2019

Saiba como solicitar a cidadania espanhola por ascendência

O Brasil recebeu uma série de imigrantes espanhóis entre os séculos XIX e XX. Uma vez em nosso país, espalharam-se pelas regiões sul e sudeste e, desde então, o número de descendentes que buscam a nacionalidade do país de origem de seus antepassados só aumenta. Entre os benefícios ao requerer o direito está o passaporte europeu, que garante acesso a vários países sem a necessidade de visto prévio. Se você é de origem espanhola e não sabe como iniciar o processo de dupla nacionalidade, leia atentamente o texto a seguir.

Diferença entre cidadania para filhos e netos de espanhóis

O processo para obtenção de cidadania espanhola por descendência é bem fácil, mas há diferença se você é filho ou neto de espanhóis. Quem tem pai ou mãe espanhóis pode solicitar a “nacionalidade originária” em qualquer momento da vida, sem restrição de idade. Já para netos, que é o pedido mais comum, as regras mudam um pouco. Menores de idade podem requerer a dupla nacionalidade desde que comprovem a descendência com os documentos que falaremos no próximo tópico. No caso de netos maiores de idade, é preciso morar legalmente na Espanha por um ano antes de dar entrada com o pedido na representação espanhola no Brasil.

Documentos necessários para solicitar cidadania espanhola no Brasil

Se você é filho ou neto de espanhóis, precisará apresentar uma série de documentos para o consulado espanhol da sua região, comprovando a descendência, a saber:

  • Formulário de solicitação
  • Documento de identificação
  • Certidão de nascimento do requerente com 6 meses de validade e legalizada
  • Certidão negativa de antecedentes criminais não superior a 3 meses da data do pedido, legalizada
  • Certidão de casamento do familiar espanhol
  • Certidão de óbito do familiar espanhol (se aplicável)
  • Passaporte espanhol do familiar

Após ter todos esses documentos em posse, o pedido deve ser feito diretamente no consulado espanhol da sua região ou por agendamento online em atendimento pelo site.

Tradução juramentada para o espanhol

A tradução juramentada para o espanhol é um dos processos mais importantes para a solicitação da cidadania espanhola. Documentos emitidos em outro idioma que não o espanhol devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, que tem fé pública, para assegurar a veracidade da tradução. A Traduzca possui tradutores juramentados em espanhol para atender à sua demanda. Para saber mais sobre todos os nossos serviços, clique aqui.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by