Saiba qual é a diferença entre eclipse solar e lunar
Arábia Saudita está construindo cidade 33 vezes maior que Nova York
26 de julho de 2018
Pesquisadores europeus detectam água em estado líquido em Marte
30 de julho de 2018

Saiba qual é a diferença entre eclipse solar e lunar

O início da noite desta sexta-feira, dia 27 de julho, será para acompanhar o maior eclipse lunar deste século. O Brasil é melhor local da América do Sul para acompanhá-lo, mas africanos e europeus também serão privilegiados. Quanto mais próximo à costa, melhor será a visibilidade do fenômeno. Encontre no fim do texto o horário do nascer da Lua em algumas capitais brasileiras. Mas a pergunta de hoje é: você sabe a diferença entre eclipse lunar e solar? Vamos responder.

O eclipse acontece quando a Lua ou o Sol é encoberto um pelo outro e é possível acompanhar dois eclipses solares e de quatro a seis eclipses lunares anualmente. A origem da palavra eclipse vem do grego antigo e significa “deixar para trás”. Na antiguidade, por desconhecimento astronômico, algumas civilizações acreditavam que o fenômeno precedia acontecimentos ruins.

O Brasil é melhor local da América do Sul para acompanhar o eclipse, mas africanos e europeus também serão privilegiados.

O Brasil é melhor local da América do Sul para acompanhar o eclipse, mas africanos e europeus também serão privilegiados.

Eclipse Lunar

Começamos pelo evento desta noite. O eclipse lunar acontece sempre na fase da Lua Cheia e ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que a luz solar não ilumine o satélite. A sombra ocasiona o fenômeno conhecido como Lua de Sangue porque a atmosfera terrestre absorve a luz do Sol ao mesmo tempo que cobre a Lua.

Eclipse Solar

No solar, as posições se invertem. A Lua fica em um ponto entre o Sol e a Terra, lançando sombra sobre o nosso planeta e bloqueando a chegada de raios solares. Há quatro tipos de eclipses solares: parcial (quando um parte do Sol é ocultada), total (quando a Lua cobre todo o Sol), anular (quando um anel de luminosidade solar é visto ao redor da Lua) e híbrido (quando a curvatura da Terra faz com que o fenômeno seja visto de diferentes tipos, dependendo do local).

João Pessoa – 17h16
Belo Horizonte – 17h34
Brasília – 17h57
Curitiba – 17h47
Florianópolis – 17h40
Fortaleza – 17h36
Natal – 17h19
Porto Alegre – 17h46
Recife – 17h15
Rio de Janeiro – 17h26
Salvador – 17h22
São Paulo – 17h39
Vitória – 17h18