Saiba qual é a diferença entre eclipse solar e lunar
Arábia Saudita está construindo cidade 33 vezes maior que Nova York
26/07/2018
Pesquisadores europeus detectam água em estado líquido em Marte
30/07/2018

Saiba qual é a diferença entre eclipse solar e lunar

O início da noite desta sexta-feira, dia 27 de julho, será para acompanhar o maior eclipse lunar deste século. O Brasil é melhor local da América do Sul para acompanhá-lo, mas africanos e europeus também serão privilegiados. Quanto mais próximo à costa, melhor será a visibilidade do fenômeno. Encontre no fim do texto o horário do nascer da Lua em algumas capitais brasileiras. Mas a pergunta de hoje é: você sabe a diferença entre eclipse lunar e solar? Vamos responder.

O eclipse acontece quando a Lua ou o Sol é encoberto um pelo outro e é possível acompanhar dois eclipses solares e de quatro a seis eclipses lunares anualmente. A origem da palavra eclipse vem do grego antigo e significa “deixar para trás”. Na antiguidade, por desconhecimento astronômico, algumas civilizações acreditavam que o fenômeno precedia acontecimentos ruins.

O Brasil é melhor local da América do Sul para acompanhar o eclipse, mas africanos e europeus também serão privilegiados.

O Brasil é melhor local da América do Sul para acompanhar o eclipse, mas africanos e europeus também serão privilegiados.

Eclipse Lunar

Começamos pelo evento desta noite. O eclipse lunar acontece sempre na fase da Lua Cheia e ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que a luz solar não ilumine o satélite. A sombra ocasiona o fenômeno conhecido como Lua de Sangue porque a atmosfera terrestre absorve a luz do Sol ao mesmo tempo que cobre a Lua.

Eclipse Solar

No solar, as posições se invertem. A Lua fica em um ponto entre o Sol e a Terra, lançando sombra sobre o nosso planeta e bloqueando a chegada de raios solares. Há quatro tipos de eclipses solares: parcial (quando um parte do Sol é ocultada), total (quando a Lua cobre todo o Sol), anular (quando um anel de luminosidade solar é visto ao redor da Lua) e híbrido (quando a curvatura da Terra faz com que o fenômeno seja visto de diferentes tipos, dependendo do local).

João Pessoa – 17h16
Belo Horizonte – 17h34
Brasília – 17h57
Curitiba – 17h47
Florianópolis – 17h40
Fortaleza – 17h36
Natal – 17h19
Porto Alegre – 17h46
Recife – 17h15
Rio de Janeiro – 17h26
Salvador – 17h22
São Paulo – 17h39
Vitória – 17h18



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by