Saiba o motivo pelo qual a Macedônia cogita trocar de nome
Arquivo online reúne mais de 800 mil capas de discos
12 de março de 2018
Curiosidades e coincidências sobre Stephen Hawking
14 de março de 2018

Saiba o motivo pelo qual a Macedônia cogita trocar de nome

Quando a Iugoslávia se desmembrou, em 1991, várias nações foram criadas. Uma delas é a Macedônia, que agora, quase 30 anos depois, pode mudar de nome apenas para agradar a Grécia. O ingresso da Macedônia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Europeia (UE) está sendo barrado pelos gregos.

Quando a Iugoslávia se desmembrou, em 1991, várias nações foram criadas. Uma delas é a Macedônia, que agora, quase 30 anos depois, pode mudar de nome apenas para agradar a Grécia. O ingresso da Macedônia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e na União Europeia (UE) está sendo barrado pelos gregos. Essa é a história que vamos contar hoje.

Macedônia-troca-muda-nome

Para conseguir entrar na Otan e na União Europeia, Macedônia cogita mudar seu nome. Na foto, o rio Vardar, que banha a capital Skopje.

A história da Grécia todo mundo conhece. O país, que é berço da cultura ocidental, tem dificultado a vida da vizinha Macedônia por causa do nome. Isso acontece porque os gregos temem que os vizinhos possam reivindicar uma das regiões mais ricas do país, que também se chama Macedônia.

Uma curiosidade sobre a região da Grécia é que foi de lá, no século III a.C., que o imperador Alexandre, o Grande, partiu para formar o maior império grego da história.

Os macedônios negam qualquer possibilidade de que isso aconteça. Para deixar isso ainda mais claro, cogitam até mudar o nome do país. Algumas sugestões até estão sendo discutidas, como adotar Skopje, a capital, como nome da nação. Outras alternativas que surgem também são: República da Macedônia do Norte, República da Alta Macedônia ou República de Macedônia Vardar (que significa rio que cruza dos dois países).

Comentários