Saiba porque alguns países da Ásia terminam com “-istão”
Diretor da NASA reclassifica Plutão como nono planeta do Sistema Solar
13/02/2020
Artista japonês é autor da obra de arte mais reproduzida do mundo
17/02/2020

Saiba porque alguns países da Ásia terminam com “-istão”

Quem conhece o mapa da Ásia e Oriente Médio percebe a quantidade de países que tem “-istão” como sufixo em comum. Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão são alguns exemplos de várias nações existentes na região. A mesma terminação desses nomes não é coincidência e a explicação para isso está no povo que colonizou a região e no idioma que falam desde essa época. Como toda regra, porém, há uma exceção, e hoje o blog da Traduzca explica todas as situações.

O sufixo “-istão” pode ser traduzido para o português como “lugar de morada” em alguns idiomas, como hindi, persa e quirguiz, que são falados naquela região entre a Ásia e o Oriente Médio, mais precisamente no Afeganistão e na Índia. Logo, o nome Cazaquistão pode ser traduzido como “morada dos cazaques”, Quirguistão é o “lugar dos quirguizes” e Afeganistão é o “território dos afegãos”. Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão seguem o mesmo padrão.

Especialistas em linguística dizem que o sufixo “-istão” é derivado do termo sthã, que tem origem em um idioma indo-europeu. Também é possível traduzir o sufixo comum em países da região como “estar”, “parar” e “permanecer”. O termo, inclusive, foi usado como raiz do verbo inglês stand, que significa “permanecer”. Ao todo, são sete os países na região que terminam com o sufixo “-istão”. Um deles, porém, tem uma explicação diferente dos outros seis.

O Paquistão é a exceção à regra. O país asiático, que faz fronteira com o Afeganistão, foi batizado 20 anos antes de ser formalmente criado, em 1947. Fundado por Rahmat Ali, o nome da nação é uma junção de termos e letras que significam muito para o povo. As letras “p” e “k”, do termo Paki simbolizam as áreas que o país reivindicava, a província de Punjab (p) e os limites da Caxemira (k). O sufixo “-istão” foi adicionado antes de a população ter um país para chamar de seu.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by