Saiba porque a Noruega é o melhor país para ser escritor
Itália cria portal com 200 mil músicas gratuitas
27/02/2018
Líder norte-coreano usou passaporte brasileiro para visitar países ocidentais
01/03/2018

Saiba porque a Noruega é o melhor país para ser escritor

Além de todas as suas elevadas características econômicas e sociais, a Noruega oferece benefícios para que autores possam escrever seus livros, e leitores tenham cada vez mais opções de obras para consumir.

Um país do norte da Europa, com pouco mais de 5 milhões de habitantes, é o melhor lugar do mundo para um escritor exercer as suas funções. Isso porque, além de todas as suas elevadas características econômicas e sociais, e 90% da população ler pelo menos um livro por ano, a Noruega oferece benefícios para que autores possam escrever seus livros, e leitores tenham cada vez mais opções de obras para consumir.

saiba-porque-a-Noruega-e-o-melhor-pais-para-ser-escritor-traduzca-traducao

Na Noruega, 90% da população lê, pelo menos, um livro por ano.

O padrão de vida norueguês é um dos mais elevados do mundo. Lá, um autor que está no começo da carreira pode viver apenas de sua obra, recebendo uma bolsa-salário que equivale a 25.000 euros por ano (aproximadamente R$ 100.000,00). Escritores consagrados também podem receber benefícios do governo. O autor Karl Ove Knausgård, por exemplo, foi contemplado por leis de incentivo para a tradução de seus livros. Só em 2016, quase 500 títulos foram traduzidos para mais de 40 idiomas.

Publicar livros também é mais fácil no país nórdico. O governo federal tem um programa para a aquisição de obras para as bibliotecas públicas o qual contempla 773 exemplares de 85% dos títulos ficcionais e 1.550 unidades de literatura infanto-juvenil. Além disso, livros em papel têm isenção de impostos e preço fixo, impossibilitando que os preços sejam reduzidos até o mês de maio seguinte ao da publicação.

Outro benefício que os autores encontram na Noruega é o rigoroso controle de direitos autorais. A gestão de empréstimos das bibliotecas para cópias particulares e educação faz com que a pirataria não seja um problema. A tributação cultural também é diferenciada, e autores e escritores aposentados podem receber os royalties sobre as suas obras sem precisar abrir mão de pensões.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by