Saiba quais eram os motivos para as pessoas não sorrirem em fotos antigas

  • por

Não há pessoa que tire uma foto sem antes pedir aos amigos ou familiares que sorriem para a lente. O famoso e universal “diga xis” se tornou um ritual praticamente automático no mundo todo. Mas saiba que nem sempre o sorriso e a fotografia andaram lado a lado. Basta ver alguns retratos mais antigos para notar semblantes sisudos. Quer saber por quê?

Existem várias hipóteses e explicações. Uma delas é de que, em tempos mais remotos, a higiene era bem menos rígida do que hoje em dia. Ou seja, o estado dos dentes deixava a desejar, o que levaria as pessoas a escondê-los. No entanto, essa possibilidade enfraquece ao levarmos em conta o fato de se tratar de uma condição generalizada. Dentes sujos eram, portanto, comuns na sociedade e não haveria motivos para constrangimento.

Dois fatores surgem com mais força para explicar a dinastia das fotografias “tristes”. O primeiro deles é uma questão técnica. Antigamente, era necessário um longo tempo de exposição para se capturar uma imagem, de cinco a 30 minutos. Assim, deixar um sorriso armado durante tanto tempo seria tarefa para poucos!

A segunda explicação é cultural e tem origem nas pinturas antigas. A maioria delas tinha modelos com caras fechadas. Estampar alegria nas pessoas em obras de arte não chegava a ser proibido, mas se tratava de uma corrente minoritária. Tanto que o tímido sorriso de Monalisa, de Leonardo da Vinci, até hoje intriga a humanidade.

Inclusive, as pessoas se consideravam ridículas se fossem registradas sorrindo ou rindo. Esse tipo de comportamento era atrelado a bobos da corte ou a bêbados de rua. Outro ponto importante estava ligado ao caráter único de uma pintura ou de uma fotografia, uma vez que se faziam pouquíssimos retratos até meados do século XX.

“Uma fotografia é um dos documentos mais importantes que se tem e não há nada mais condenável para a posteridade do que um tolo e idiota sorriso capturado e fixado para sempre”. Essa declaração do escritor Mark Twain resume o sentimento de uma época que já passou. Hoje, basta relaxar e dizer xis!