Saiba se é possível solicitar a cidadania alemã por casamento
Erro de impressão coloca mestre Jedi Yoda ao lado do rei Faisal da Arábia Saudita
11 de setembro de 2019
Cinco curiosidades sobre a sexta-feira 13
13 de setembro de 2019

Saiba se é possível solicitar a cidadania alemã por casamento

Mesmo o Brasil sendo um dos países que mais recebeu imigrantes europeus na história da humanidade, o processo para a solicitação de uma nacionalidade estrangeira ainda gera vários questionamentos. Recentemente, falamos aqui sobre o procedimento para a obtenção da nacionalidade alemã. Uma das dúvidas mais comuns é sobre a obtenção da cidadania alemã após o casamento com um cidadão do país europeu. Será que é possível? Hoje o blog da Traduzca esclarece essa dúvida.

A solicitação da cidadania alemã por estar casado ou casada com uma pessoa originária do país não é mais possível desde 31 de março de 1953, quando o governo alemão alterou as regras. Porém, é possível fazer a requisição, caso você resida legalmente no país há mais de oito anos, seguindo alguns processos, como provar conhecimentos suficientes do idioma alemão, realizar um teste de cidadania chamado Einbürgerungstest, não ter sido condenado por nenhum delito no país e reconhecer a ordem livre e democrática da República Federal da Alemanha (freiheitliche demokratische Grundordnung).

O sistema parece simples, mas não é. Além de dominar o nível básico do idioma alemão, o teste de cidadania, necessário desde 2008, é formado por 33 perguntas, que devem ser respondidas em até uma hora. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 17 respostas. Outro requisito para solicitar a cidadania alemã é comprovar a existência de um emprego fixo que garanta o sustento sem depender da ajuda social, a chamada Sozialhilfe, ou recorrer ao subsídio de desemprego, o Arbeitslosengeld II, em alemão.

A taxa para a naturalização alemã é de aproximadamente 255 euros. Para pais com um ou mais filhos menores de idade e que desejam naturalizá-los também, o custo é de aproximadamente 51 euros por criança. Além disso, os documentos emitidos no Brasil precisam ser traduzidos do português para o alemão por um tradutor juramentado. A Traduzca possui tradutores juramentados em alemão para atender à sua demanda. Para saber mais sobre todos os nossos serviços, clique aqui.