Sarcófago de Tutancâmon será restaurado e exposto em novo museu no Egito
#TBTraduzca: a primeira vez a gente nunca esquece
19/07/2019
Restaurante espanhol de 1725 é o mais antigo em operação no mundo
23/07/2019

Sarcófago de Tutancâmon será restaurado e exposto em novo museu no Egito

Uma das maiores relíquias já descobertas pela humanidade será restaurada e ganhará uma nova casa em breve. Descobertos em 1922 no Vale dos Reis em Luxor, o sarcófago banhado a ouro do faraó Tutancâmon e os 5 mil artefatos da tumba do governante passarão por reparos e serão as peças centrais do novo Grande Museu Egípcio, que está em construção há 15 anos e, segundo divulgado pelo governo local, será inaugurado até o final de 2020.

Tutancâmon pertenceu à 18ª dinastia egípcia e governou o país entre 1332–1323 a.C., durante o período conhecido como Império Novo. Sua tumba foi descoberta intacta em novembro de 1922 pelo arqueólogo inglês Haward Carter e colocada em exposição pela primeira vez em 2007, quando a descoberta completou 85 anos. Na época, a múmia foi removida do sarcófago de ouro e transferida para uma caixa de vidro com controle de temperatura. Além do faraó, a câmara guardava uma estátua do Deus Anúbis, jóias, roupas e uma capela de madeira dourada.

O Diretor do Departamento de Restauração do Grande Museu Egípcio, Eissa Zidan, disse que “o sarcófago sofreu muitos danos, incluindo rachaduras nas camadas douradas de gesso, e há também uma fragilidade geral nas camadas de ouro”. O responsável estima que a restauração do sarcófago banhado a ouro de Tutancâmon vai durar cerca de oito meses. O Ministério de Antiguidades do Egito disse que o sarcófago foi transferido do sul do Egito para o museu há três dias “para que fosse restaurado pela primeira vez, desde a descoberta da tumba”.

Ainda não há uma data prevista para a inauguração do novo Grande Museu Egípcio. As obras que são parcialmente financiadas pelo governo japonês estão em andamento há 15 anos, e estima-se que o museu seja aberto para o público em geral até o final de 2020.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by