_yoast_wpseo_title
Traduzca realiza tradução simultânea do CEO Fórum da Amcham Porto Alegre
18 de agosto de 2015
Traduzca apoia o Dia Gaúcho da Arbitragem
20 de agosto de 2015

Sete histórias em quadrinhos que retratam dilemas do século XX

Por muitas vezes as histórias em quadrinhos, ou simplesmente HQs, como são denominadas, representam a tradução das opiniões que seus respectivos autores desejam expressar. Temas como holocausto, revoluções, tipos de preconceitos e o consumismo foram os mais abordados em publicações nesse formato durante a segunda metade do século XX. Conheça algumas delas nesta lista elaborada pela Superinteressante.

quadrinhos-maus

Maus
A HQ lançada na década de 80 ilustrava, de forma irônica e metafórica, propagandas nazistas, retratando os prisioneiros judeus como ratos, os alemães como gatos, franceses como sapos e os poloneses como porcos.

X-Men
Uma das HQs de maior sucesso no mundo, que também ganhou filmes e séries na TV. A trama dos quadrinhos se desenvolve em torno de preconceitos e política. O grupo liderado pelo professor Xavier foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1963.

quadrinhos-v-de-vinganca

V de Vingança
A história, lançada em 1982, se passa numa Inglaterra controlada por um regime fascista. Até hoje a obra é usada como inspiração para várias manifestações e protestos pelo mundo no século XXI, como a máscara do personagem, que remete a Guy Fawkes, soldado católico inglês envolvido na Conspiração da Pólvora, que pretendia assassinar o rei James I no início do século XVII.

Super-Homem
Super-Homem, um super-herói americano nacionalista, teve sua história contada por outro lado. No episódio “Entre a Foice e o Martelo”, o foguete com o herói kryptoniano ainda bebê cai na União Soviética, criando a versão comunista de Clark Kent. Coisas da Guerra Fria.

Mafalda
A tirinha criada em 1962 mostra uma menina argentina preocupada com a paz mundial, injustiças sociais, o futuro do ser humano e do planeta. A menina Mafalda faz sucesso até hoje com suas preocupações de “gente grande”.

quadrinhos-calvin-e-haroldo

Calvin e Haroldo
Calvin é um solitário menino de seis anos que passa os dias na companhia do sábio Haroldo, um tigre de pelúcia. As histórias contêm análises de uma criança sobre o comportamento humano, questões morais e éticas.

Tintim
Os quadrinhos com conspirações políticas e casos de investigação envolvendo o jornalista Tintim e seu cão Milu foram criadas em 1929 pelo belga Hervé. Comentários sobre política e cultura em tom satírico são constantes na HQ.