_oembed_time_8618da1515beda0857eddeed1faf44e2
Copenhague ganha ciclovia suspensa sobre canal
30 de julho de 2015
Saiba quais são os segundos idiomas mais falados da América do Sul
3 de agosto de 2015

Sherlock Holmes foi o primeiro personagem da literatura a aparecer no cinema

Sherlock-Holmes

Adaptações literárias para as telas de cinema já são muito comuns há alguns anos. Este estilo de retirar uma narrativa das páginas de um livro e transpô-la para a tela grande surgiu junto com o início do cinema. O primeiro filme da história produzido em película possui menos de um minuto de duração e foi gravado numa estação de trem em Paris, em 1895. Mas qual foi o primeiro filme produzido a partir de uma adaptação literária?

Pesquisas indicam que o primeiro livro adaptado para as telonas foi Alice no País das Maravilhas, dirigido por Cecil Hepworth e Percy Stow, em 1903. Porém, outro personagem literário apareceu três anos antes em um pequeno filme: Sherlock Holmes, o detetive mais pop do mundo, em 1900.

O filme “Sherlock Holmes Baffled” foi reproduzido em um mutoscópio, um aparelho que apenas uma pessoa podia usar por vez. Além de ser pioneiro em citar livros no cinema, este filme também foi o primeiro de mistério, sendo o pioneiro também em se valer da história baseada na obra de Arthur Conan Doyle (até 2015 já são mais de 200 filmes inspirados em Sherlock Holmes).

“Sherlock Holmes Baffled” foi dirigido por Arthur W. Marvin e produzido pela American Mutoscope and Biograph Company, tem apenas 50 segundos de duração e não remete aos clássicos livros do autor britânico. Trata-se de uma adaptação livre. Pesquisadores dizem que o personagem foi usado pela sua popularidade na época, e o filme conta ainda com alguns efeitos especiais.

Veja o filme centenário abaixo: