Site atualiza lista com os passaportes mais poderosos do mundo
Único registro em áudio de Frida Kahlo é descoberto no México
14 de junho de 2019
Baseado no Google Earth, Radio Garden permite escutar qualquer rádio do mundo
18 de junho de 2019

Site atualiza lista com os passaportes mais poderosos do mundo

A primeira preocupação que temos antes de iniciar uma viagem internacional é com o visto de entrada. Alguns países, por acordos diplomáticos, permitem a livre entrada de cidadãos de outras nações sem a necessidade de uma autorização prévia, enquanto para outros, é necessário se preparar alguns meses antes de embarcar, seja para turismo ou negócios. O passaporte brasileiro, por exemplo, permite o “visa-free” ou “livre de visto” na tradução do inglês para o português, em 111 países, ocupando a 12ª posição no ranking da Passport Index de 2019.

O primeiro lugar da lista é ocupado pelos Emirados Árabes Unidos. O passaporte que mais abre portas no mundo concede acesso livre em 116 países, além de 57 nos quais o visto é concedido na chegada ao aeroporto de destino. Finlândia, Luxemburgo e Espanha empatam na segunda posição, com acesso livre a 127 nações, sendo que em 41 países o visto é concedido no desembarque, deixando o passaporte desses países um pouco menos poderoso que o documento árabe. A última posição é do Afeganistão, cujo documento permite acesso livre a apenas cinco países. O ranking completo, em inglês, pode ser acessado no site da Passport Index.

A lista de passaportes é atualizada constantemente, conforme as relações entre países são alteradas. Um caso recente, por exemplo, envolve o Brasil e outras quatro nações. Nosso país retirou a obrigatoriedade de visto para cidadãos que chegam da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão para turismo, negócios, artes e esportes. Mesmo fora da lista dos dez passaportes mais poderosos do mundo, o brasileiro fica em segundo lugar no ranking da América Latina, atrás apenas do Chile, que tem “visa-free” em 112 países, um a mais que o nosso.

Se o seu próximo destino solicita visto para brasileiros, é importante se organizar com antecedência. Alguns documentos precisam ser traduzidos do português para o idioma falado na nação. Seja uma tradução simples ou juramentada, conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento clicando aqui.