Site transforma sua foto em uma obra renascentista do século XV
Restaurante espanhol de 1725 é o mais antigo em operação no mundo
23/07/2019
Comitê olímpico japonês divulga medalhas que serão utilizadas nos jogos de 2020
25/07/2019

Site transforma sua foto em uma obra renascentista do século XV

Além dos 50 anos do primeiro passo do ser humano na Lua, o mês de julho teve outro assunto muito comentado e discutido. Um aplicativo russo que usa inteligência artificial para envelhecer o rosto de pessoas em fotos enviadas ao aplicativo. Mas, agora, imagine o seu retrato ser transformado em uma pintura renascentista, tal qual os italianos Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Botticelli faziam entre meados do século XIV e o final do século XVI.

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ou MIT, na sigla em inglês, com a gigante de tecnologia IBM. O grupo desenvolveu o site AIPortraits.com, que transforma sua foto selecionada em uma obra de arte. Para que isso fosse possível, os pesquisadores usaram aproximadamente 45.000 retratos produzidos “desde o início do renascimento até a arte contemporânea”, segundo o portal. Devido ao grande acesso, o site pode levar alguns minutos ou tentativas para carregar por completo.

Na descrição do site, os pesquisadores dizem que encorajam “você a experimentar a ferramenta como uma maneira de explorar o viés do modelo” e afirmam fazer seguidos testes, que buscam a compreensão da cultura renascentista. “Tente sorrir na sua foto. O que você vê? Esta incapacidade da inteligência artificial para reproduzir nossos sorrisos está nos ensinando algo sobre a história da arte”, afirma o grupo. Recentemente falamos aqui no blog da Traduzca sobre o uso da inteligência artificial para animar quadros famosos, como a Monalisa.

Ao contrário do aplicativo russo que gerou debate sobre a privacidade das informações dos usuários que utilizaram o serviço, os criadores do site AIPortraits.com dizem que o projeto não armazena nenhuma informação de quem acessa o portal, não tem direitos sobre as fotos e todas as imagens são apagadas dos servidores após a utilização pelo usuário.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by