_yoast_wpseo_title
Por que Alemanha e Holanda têm esses nomes, se em outros idiomas a pronúncia é diferente?
13 de novembro de 2015
Dicionário Oxford anuncia a Palavra do Ano de 2015. Descubra!
17 de novembro de 2015

Termos científicos que são mal utilizados, de acordo com cientistas

Você já ouviu falar em “analfabetismo científico”? Este termo é usado para qualquer pessoa que não teve uma educação científica rigorosa e, consequentemente, usa alguns termos científicos de forma errada. Alguns cientistas dizem que estes termos deveriam ser substituídos, porém isso prolongaria ainda mais o problema. O blog da Traduzca explica neste post quais são os termos e porque os usamos erroneamente.

Teoria
Este, talvez, é um dos termos do vocabulário científico mais deturpados pelo senso comum. A “teoria” possui evidências científicas que suportam uma ideia original, o que demonstra sua verdade. As teorias são um dos pontos mais altos da ciência e não representam apenas uma ideia que um cientista teve.

Modelo
O modelo científico é o modo utilizado para quantificar um evento natural particular e nos ajudar a compreendê-lo melhor. Um exemplo de modelo é de mudanças climáticas. À medida que novos dados surgem, os modelos climáticos são refinados, e isso nos dá uma ampla visão de como resolver problemas sobre este assunto.

Ceticismo
Popularmente, o termo “cético” é aplicado para pessoas que aceitam a pseudociência, mas que são céticas com a ciência. Um verdadeiro cético está disposto a olhar para todas as evidências científicas disponíveis e está disposto a analisá-las sem viés. Quando a evidência diz alguma coisa, um cético pode aceitar o resultado diante delas… até que sejam apresentadas novas evidências.

termo

Significativo
Na ciência, “significativo” não significa “importante”. Este termo apenas revela que um experimento científico gerou um resultado positivo. Se um experimento é conduzido corretamente, a significância estatística é muito importante. E, se o experimento é orientado de forma falha, a significância não significa nada.

Natural
Nem tudo que é natural é bom para a saúde. Este termo apenas mostra que algo pode ser encontrado na natureza. Ainda que “natural” seja frequentemente utilizado na medicina alternativa, o termo nem sempre significa que algo seja benéfico para o ser humano.

Químico
Tudo que comemos, bebemos e interagimos é feito a partir de produtos químicos. Alguns produtos químicos são essenciais para a vida humana, mas também há aqueles que fazem mal para nossa saúde.

Fonte.