Texto biográfico de Dom Pedro II pode ter sido escrito por Machado de Assis
Primeira foto de um buraco negro é transformada em vídeo
05/10/2020
Outubro Rosa: história, dicas e prevenção ao câncer de mama
07/10/2020

Texto biográfico de Dom Pedro II pode ter sido escrito por Machado de Assis

Um texto biográfico sobre o imperador Dom Pedro II, datado da metade do século XIX, pode ter sido escrito por Machado de Assis, fundador da Academia Brasileiras de Letras e um dos principais nomes da literatura nacional. Publicado em 1859 na revista "O Espelho: revista de literatura, moda, indústria e artes", o artigo não tem assinatura, mas pesquisas indicam sua autoria.

Um texto biográfico sobre o imperador Dom Pedro II, datado da metade do século XIX, pode ter sido escrito por Machado de Assis, fundador da Academia Brasileiras de Letras e um dos principais nomes da literatura nacional. Publicado em 1859 na revista “O Espelho: revista de literatura, moda, indústria e artes”, o artigo não tem assinatura, mas pesquisas indicam sua autoria.

O texto chamado “D. Pedro II (Esboço biográfico)” foi localizado em 2016, pela historiadora Cristiane Garcia Teixeira. Mesmo sem assinatura do autor, a pesquisadora afirma ter evidências de que o relato biográfico fora escrito por Machado de Assis, quando o autor tinha apenas 20 anos de idade. O material foi localizado durante suas pesquisas para o mestrado. Atualmente, Cristiane é membro do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é doutoranda.

Segundo a pesquisadora, a revista “O Espelho” publicou um informativo explicando os textos que seriam publicados posteriormente. O informe, publicado na página 12 da edição número 6, diz que “o fotógrafo é o Sr. Gaspar Guimarães, e o biógrafo é o Sr. Machado de Assis”. O texto biográfico sobre Dom Pedro II aparece na edição número 10 da publicação. A revista circulou no Brasil entre os anos de 1859 e 1860.

Machado de Assis tinha apenas 20 anos de idade

Mesmo escrito quando Machado de Assis tinha apenas 20 anos de idade, é possível identificar o estilo pelo qual o autor ficou conhecido, como o uso da primeira pessoa. A pesquisadora diz que o texto tem “uma característica forte dele, que era essa crítica que ele fazia. Ele era um observador da vida social. A estrutura do texto dele, o estilo, nos romances, quando adulto, ele aprimorou isso. Aos 20 anos de idade, ele estava começando. Mas a gente já percebe a ironia, a crítica social, como ele era um observador social. Tem algumas características que a gente pode perceber no texto de “O Espelho”, claro que foram aprimoradas já adulto”.

Mesmo escrito quando Machado de Assis tinha apenas 20 anos de idade, é possível identificar o estilo pelo qual o autor ficou conhecido, como o uso da primeira pessoa. A pesquisadora diz que o texto tem "uma característica forte dele, que era essa crítica que ele fazia. Ele era um observador da vida social. A estrutura do texto dele, o estilo, nos romances, quando adulto, ele aprimorou isso. Aos 20 anos de idade, ele estava começando. Mas a gente já percebe a ironia, a crítica social, como ele era um observador social. Tem algumas características que a gente pode perceber no texto de “O Espelho”, claro que foram aprimoradas já adulto".



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?