Três explicações sobre quando começa e quando termina uma década
Saiba quais são as duas histórias que contam a origem do Papai Noel
20/12/2019
Mercado de fitas cassete cresce e seu material de fabricação entra em falta
03/01/2020

Três explicações sobre quando começa e quando termina uma década

O ano de 2020 começou na última quarta-feira com festa em todo o mundo. Os tradicionais shows com fogos de artifício foram acompanhados por brindes e promessas para o ano que se inicia. Nas redes sociais, muitas pessoas compartilharam fotos, textos e vídeos comemorando o fim da segunda década do século XXI, o que gerou uma grande discussão sobre o fato. No primeiro dia útil de 2020, o blog da Traduzca busca explicações: afinal, quando começa e quando termina uma década?

A primeira explicação sobre o fim – ou não – da década foi publicada pela Real Academia Espanhola (RAE), órgão oficial responsável pelo idioma espanhol. Pelo Twitter, a entidade disse que “cada década começa em um ano acabado em 1 e termina em um ano acabado em 0”, e que “assim, a primeira década do século XXI é a que vai de 2001 a 2010; a segunda, de 2011 a 2020, etc”. Segunda a RAE, a definição é encontrada no Dicionário Pan Hispânico de Dúvidas.

Outra explicação é de acordo com o calendário gregoriano, utilizado por muitos países, inclusive no Brasil. Colocado em prática pelo papa Gregório XIII, em 1582, e adotado em todo o mundo, o calendário é dividido em 365 dias (com exceção dos anos bissextos, caso de 2020) e 12 meses, e leva em conta o nascimento de Cristo. Quando começa a contar, não existe o ano 0, logo, a primeira década começa no ano I d.C. Assim, a segunda década do século XXI termina em 31/12/2020.

Já a terceira explicação é feita pela Organização Internacional de Padronização (ISO, na sigla em inglês), entidade responsável por definir padrões em 162 países. De acordo com a resolução ISO 8601, norma para representação de data e hora, o ano 0 corresponde ao ano 1 a.C do calendário gregoriano, e o ano 1 corresponde ao ano 1 d.C. Logo, “a década se define como 10 anos a partir de um ano em que o número pode ser completamente divisível por 10”, explica um dos editores da resolução, que utiliza o sistema astronômico de numeração. Segundo a ISO 8601, “do ano 0 ao ano 9 é uma década, do ano 10 ao 19 outra, e assim por diante”.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by