Uttar Pradesh, na Índia, é a maior subdivisão nacional do mundo
Empresário inglês é o inventor das agências de turismo
24/09/2019
Quem é Greta Thunberg e porque você vai ouvir falar muito nela
26/09/2019

Uttar Pradesh, na Índia, é a maior subdivisão nacional do mundo

Um levantamento publicado em agosto deste ano apontou qual é a população brasileira até o dia 1º de julho de 2019. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidade responsável pela contagem, o Brasil tem 210.147.125 habitantes, sendo o quinto país mais habitado do mundo, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com última estimativa, o estado mais populoso é São Paulo, com 45.919.049 pessoas, e menos habitado é Roraima, com 605.761. Mas agora imagine um estado que tem quase a mesma população do nosso país. Esse lugar existe e é a maior subdivisão nacional do mundo.

Dividida em 28 estados e sete territórios, a Índia tem a segunda maior população do mundo, com aproximadamente 1 bilhão e 350 milhões de habitantes. Um desses estados, Uttar Pradesh, é a maior subdivisão nacional do mundo, com uma população de pouco mais de 200 milhões de habitantes. Se fosse um Estado independente, o local seria o sexto país mais populoso do mundo, a frente do Paquistão, Nigéria e Bangladesh.

A história de Uttar Pradesh é bastante recente. Criado em 1937 com o nome de Províncias Unidas de Agra e Oudh, quando a Índia ainda era um domínio inglês, o estado recebeu o nome atual em 1950. Com vários destinos turísticos históricos, naturais e religiosos, Uttar Pradesh era lar de poderosos impérios da Índia antiga e medieval. Hoje, o mais habitado estado indiano é o único do país governado por um Dalit, a mais baixa casta do hinduísmo, a religião que predomina na região, com mais de 50% dos habitantes adeptos.

Apesar da alta densidade populacional, Uttar Pradesh ainda é um dos estados indianos com a maior diversidade de flora e fauna. Uma grande variedade de espécies de árvores, mamíferos, répteis e insetos são encontradas no cinturão das florestas montanhosas, além de ser banhando pelo rio Ganges, habitat natural de anfíbios e peixes.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by