Você sabe a origem do Dia do Professor, comemorado no 15 de outubro?
Hotel alemão tem quartos inspirados em embaixadas do tempo da Guerra Fria
14/10/2020
Saiba quais são os passos para solicitar a cidadania alemã no Brasil
16/10/2020

Você sabe a origem do Dia do Professor, comemorado no 15 de outubro?

Mesmo não sendo feriado, o 15 de outubro é uma das datas mais importantes do ano. O Dia do Professor é especial porque é o dia em que homenageamos os profissionais que dedicam a vida a ensinar todos os outros profissionais, transmitindo conhecimento e possibilitando o desenvolvimento da sociedade. O professor é a chave que abre as portas para o conhecimento. Neste dia 15 de outubro, registramos o nosso reconhecimento pelo Dia do Professor.

Mesmo não sendo feriado, o 15 de outubro é uma das datas mais importantes do ano. O Dia do Professor é especial porque é o dia em homenageamos os profissionais que dedicam a vida a ensinar todos os outros profissionais, transmitindo conhecimento e possibilitando o desenvolvimento da sociedade. O professor é a chave que abre as portas para o conhecimento. Neste dia 15 de outubro, registramos o nosso reconhecimento pelo Dia do Professor.

Comemorado internacionalmente no dia 5 de outubro, o Brasil celebra dez dias depois porque foi no dia 15 de outubro de 1827 que o imperador Dom Pedro I criou, por decreto, o Ensino Elementar no Brasil. O projeto, considerado inovador e revolucionário, determinou que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Além da criação de escolas, o documento definiu o salário do professor, as matérias básicas que deveriam ser ensinadas e a forma como os professores seriam contratados. Em sua conta no Twitter, o escritor e jornalista Laurentino Gomes registrou um fato importante sobre o período imperial:

Mesmo com o decreto imperial do século XIX, o Dia do Professor foi comemorado pela primeira vez apenas 120 anos depois, em 1947. Naquele ano, quatro professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, organizaram um dia de pausa no semestre letivo para que a comunidade escolar se reunisse para comemorar e analisar o que fora realizado até aquele momento.

Discurso histórico

Naquele evento, vários professores fizeram discursos para os alunos e pais que participavam. O professor Salomão Becker, que ajudou a organizar a celebração disse, em sua fala, frases que ficaram registradas na história. Após defender que o 15 de outubro fosse mantido no calendário anual, disse que “professor é profissão. Educador é missão”, e que “em educação, não avançar já é retroceder”.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?